Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI

NOTÍCIAS

23 de Março de 2017 às 13:36

Troca de experiências

 

Fotositeinterna.jpg

O SENAI CETIQT recebeu a visita do diretor do SENAI do Paraná, Marco Secco, e de empresários representantes dos sindicatos da indústria têxtil e do vestuário do estado, na última sexta (14). Acompanhados do diretor-executivo, Cid Vianna, e do diretor-técnico, Leonardo Mendes, a comitiva visitou a unidade Riachuelo onde teve a oportunidade de conhecer os laboratórios, as plantas-piloto, além dos serviços ofertados: consultoria, design, desenvolvimento de produto, prototipagem, análises laboratoriais, estudos e pesquisas etc. 

 

Marco Secco, que já conhecia o SENAI CETIQT, explica a intenção da visita. “Procuramos fortalecer a visão da Rede Têxtil. Então trouxemos os empresários e industriais que atuam no setor mais do que nós, que temos o olhar só do SENAI”, afirmou. O diretor ressaltou ainda a importância de unir esforços na atuação da Rede Têxtil. “Temos uma boa tradição, porém sabemos que um trabalho bem articulado em Rede fortalecerá ainda mais. Por isso vamos nos aproximar”. 

 

Luciana Bechara, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná – SINDVEST, e coordenadora do Conselho Temático do Vestuário no estado, visitou pela primeira vez a instituição e enxergou oportunidades de parceria com a instituição. “Para nós o SENAI CETIQT sempre foi referência na área de moda, principalmente após uma visita ao Instituto Politécnico de Milão, na Itália, que utiliza algumas técnicas aprendidas aqui. Essa nossa visita foi um pedido dos próprios presidentes dos sindicatos para que pudéssemos ver o que o SENAI CETIQT pode oferecer para atendermos às demandas via SENAI. Vemos uma possibilidade de promover uma integração principalmente na área de inovação e tecnologia na área têxtil”, informa Luciana. 

 

Cid Vianna destacou a importância da visita. “A partir desse encontro podemos potencializar muito a atuação do Sistema Indústria junto às empresas têxtil e de confecção do Paraná. Foi percebido durante a visita, diversas possibilidades de atuação em Rede, sempre de forma complementar, fortalecendo a atuação do DR/PR junto ao setor. 

 

Em relação ao futuro, o diretor-executivo adianta que deseja aproximar o CETIQT de todos os Departamentos Regionais do SENAI. “Já conversamos preliminarmente com Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Bahia, Goiás, Pará, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O objetivo é fortalecer a atuação do SENAI em Rede e contribuir para o aumento da produtividade da indústria, principalmente na micro e pequena indústria têxtil e de confecção”, afirmou.