Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI

NOTÍCIAS

23 de Março de 2017 às 19:03

Nova Friburgo recebe palestra sobre o estudo Visão 2030

 

O SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, recebeu o consultor pesquisador do SENAI CETIQT, Flávio Bruno, para apresentação da palestra “A Visão do Futuro dos Setores Têxtil e de Confecção Brasileiros”, no último dia 3. Na ocasião, foi apresentado o estudo Visão 2030, que abrange as tendências da cadeia da moda até o ano de 2030, desenvolvido em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). O objetivo da ação, realizada em parceria com a FIRJAN, é levar conhecimento ao público e incentivar os empresários a pensarem no negócio a longo prazo.

Para um público composto por pequenos e grandes empresários, designers, estudantes de moda e representantes de instituições apoiadoras do evento, a palestra reuniu temas como as novas tecnologias, os processos e a mão de obra. Segundo o pesquisador, o tema gerou interesse entre os presentes, pois foram levantadas questões e alguns empresários o procuraram para discutir pontos abordados.

Flávio destacou a importância e o objetivo da realização do estudo. “Estamos em um momento de transição que só ocorre a cada século, e que alguns consideram como a terceira revolução industrial. Hoje, a confecção caminha para ser, nos próximos 15 anos, uma indústria inteiramente automatizada e intensiva em tecnologias de informação e comunicação. Nosso estudo tem a ambição de oferecer os fundamentos para contribuir com a reformulação de nossa estrutura industrial”.

“Aglomerados como os de Nova Friburgo adotaram estratégias equivocadas durante seu desenvolvimento e mesmo suas estratégias de adaptação ao que consideram um novo ambiente de negócios precisam ser revistas. Considero uma oportunidade ímpar e um desafio muito atraente poder levar não só até eles, mas também às instituições de apoio, os princípios de uma nova produção que estão em gestação no mundo”, contou Flávio Bruno sobre sua apresentação.