Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI

NOTÍCIAS

25 de Outubro de 2017 às 13:32

IAF 2017: Study Tour no SENAI CETIQT

O SENAI CETIQT recebeu, no último dia 19/10, empresários nacionais e internacionais para uma visita às instalações da Instituição, além de inaugurar a Planta de Confecção 4.0.

A visitação, oriunda do programa Study Tour, faz parte da programação da International Apparel Federation (IAF). Em sua 33ª Convenção, o IAF é um dos maiores eventos da cadeia têxtil e de confecção do mundo e foi sediado pela primeira vez no Brasil. O SENAI CETIQT é parceiro da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) na realização deste encontro.

Os participantes do Study Tour, junto a um grupo de empresários brasileiros convidados pelo SENAI CETIQT, puderam conhecer a Planta-Piloto de Fibras Químicas, o Laboratório de Flamabilidade, único no país, e a Planta de Confecção 4.0, pioneira no setor de confecção e têxtil e inaugurada durante o evento.

Aqueles que passaram pela experiência do espelho virtual, parte da Planta de Confecção 4.0, puderam acompanhar a produção de suas peças em tempo real e se surpreenderam com o resultado. “Nem quando vou a uma loja especializada consigo encontrar uma calça que me vista tão bem! Estava preocupada em sair do provador com todos me olhando. Mas, fui surpreendida para melhor. Adorei!”, afirmou Daniela Dornel, representante da empresa Tax & Fashion, conferindo sua aquisição.

Inauguração da Planta de Confecção 4.0 e o futuro da Indústria

A inauguração da Planta de Confecção 4.0 marca a integração entre os espaços virtual e físico, as pessoas, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento.“Não há dúvidas de que o modelo 4.0 será o futuro da manufatura industrial, com a participação cada vez maior do consumidor no processo de produção das peças, tendo a conectividade como grande diferencial. Será uma nova etapa para a indústria têxtil e de confecção, e também para o consumidor, de customização e democratização da moda, dentro de um modelo de confecção e consumo bem diferente do que existe hoje”, afirma Robson Marcus Wanka, Gerente de Educação do SENAI CETIQT.

Na prática, o consumidor poderá escolher, antecipadamente, cada detalhe do produto que deseja comprar. Esse produto será produzido de modo exclusivo, com as características propostas por ele; desde o modelo da vestimenta – calça legging, capri, corsário e/ou bermudas, por exemplo – até as cores e estampas da peça. Essa integração entre o cliente e o fornecedor é o ponto alto da Indústria de Confecção 4.0. A realização desse projeto é uma grande conquista do SENAI CETIQT e seus parceiros.

Leia mais

Fashion Talks no SENAI CETIQT

SENAI CETIQT se prepara para o lançamento da Planta de Confecção 4.0

SENAI CETIQT recebe a visita do Presidente do INMETRO