Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI

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30 de Outubro de 2017 às 13:49

Fashion Talks no SENAI CETIQT

Grandes nomes da Moda se reuniram para um ciclo de palestras e debates gratuitos transmitidos ao vivo pelo canal do SENAI CETIQT no YouTube.

O SENAI CETIQT recebeu, no dia 25 de outubro, o "Fashion Talks", evento que faz parte da programação do SENAI Brasil Fashion. A mediação do bate-papo ficou por conta do consultor criativo, Jackson Araujo e a editora do FFW, Camila Yahn, que receberam os coaches do projeto Lino Villaventura, Lenny Niemeyer, Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch.

O primeiro painel da tarde, formado pela estilista Lenny Niemeyer, a Global Product Director da Adidas Muriel Campanhã e o stylist Daniel Ueda, debateu as "Novas Tecnologias e Tendências da Moda", passando por técnicas sustentáveis de produção e até impressoras 3D. "O futuro da Moda está diretamente ligado à tecnologia de impressão 3D", afirmou Muriel, representante da Adidas. "O próximo tênis da Adidas, inclusive, virá com essa novidade", completou. O consultor Jackson Araujo, mediador do debate, aproveitou para elogiar os alunos do SENAI CETIQT, que têm mostrado essa preocupação com o futuro da Moda sustentável. "Os meninos e meninas que participam e ajudam na realização do SENAI Brasil Fashion estão sempre propondo a reutilização dos materiais, a utilização de tecidos sustentáveis e outros modelos de produção que se preocupam com o meio ambiente".

O segundo painel, sobre o "Futuro da Tecelagem", recebeu a Diretora Geral da LYCRA, Denise Sakuma, o estilista e consultor em modelagem, Wilson Ranieri e o estilista Lino Villaventura. Um dos grandes desafios da tecelagem para o futuro - e que atinge diversos setores de produção - é superar a crise financeira pela qual passa o país. O estilista Lino Villaventura, que há 40 anos comanda uma empresa de Moda autoral, afirma que as crises servem de aprendizado. "Na crise a gente vai além. Se inspira mais, explora tecidos e tendências que nunca imaginamos antes. O importante é ter paixão e se reinventar. Seja você um chef de cozinha, um jornalista ou um designer de Moda", afirmou. Outra preocupação importante para a Indústria de Confecção e Têxtil é a produção consciente. Denise Sakuma, Diretora Geral da LYCRA, afirma que num futuro não tão distante, o desperdício não será aceito pelo consumidor. "Não vai existir perda de material no futuro. A população, consequentemente os consumidores, têm mostrado essa preocupação com produtos sustentáveis", finalizou.

A terceira mesa do Fashion Talks recebeu o sócio-proprietário da empresa Two Denim, Alexandre Manetti, a Marketing, Fashion & Contents Director da SHOP2GETHER e OQVESTIR, Ana Isabel e o estilista Alexandre Herchcovitch. O tema da conversa foi "Moda para Todos / The Next Fast Fashion" e os palestrantes debateram assuntos que retratam os desafios para a Moda atual. "Existe mercado pra todo produto se ele tiver um intuito claro e definido, percebido pelo consumidor. O cenário é promissor, mesmo com grande concorrência", afirmou a palestrante Ana Isabel.

O conceito de "Moda para Todos" engloba diversas classes sociais e econômica, buscando produtos que sejam acessíveis para todos os públicos. "A ideia é ter produtos em todos os níveis e preços. E esse processo passa pela união de empresas, pessoas e ideias, trabalhando em conjunto. Essa globalização da marca permite um maior alcance para o produto", comentou o estilista Alexandre Herchcovitch.

Os "Novos caminhos para a Estamparia" foram discutidos no quarto painel da tarde. O Coordenador de Produto Corporativo da Rosset Têxtil, Angelo Frigeiro e o estilista Ronaldo Fraga estiveram na mesa de discussões. O "boom" da tecnologia trouxe consigo o modelo digital de estamparia e, consequentemente, uma série de facilidades. Porém, segundo o estilista Ronaldo Fraga, a tecnologia precisa ser usada como suporte, não como "agente". "Quanto maior a tecnologia, maior o valor que você tem. Entretanto, o que importa ainda é a ideia, as pessoas, as mentes. A prova disso são as tendências que vivem voltando com força. O tecido pintado a mão é um exemplo disso. Por isso, o futuro da estamparia é um mistério. A estampa que está na moda é a de cada um", afirmou.

O Fashion Talks também recebeu para o quinto painel - intitulado "Por Dentro da Moda" -, a Top Model Digital Influencer, Babi Berger, o maquiador e Embaixador Oficial da Eudora, Lavoisier Souza e a sócia-diretora da empresa Cross Network, Tatianna Oliva. Os convidados compartilharam suas experiências pessoais no mercado e frisaram sobre a importância da preservação da imagem. "Hoje as personalidades são marcas, elas tem seus valores como marcas e geram milhões no mercado. E quanto mais autêntico você for, mais bem-sucedido você será", comentou Tatianna Oliva.

O último painel do evento contou com a presença do Coordenador de Design do SENAI CETIQT, Marco Lobo e a Especialista em Inovação do IEL/RJ, Riveli Brigido. O tema do debate foi "Moda, Educação e Empreendedorismo". O Coordenador Marco Lobo relatou os desafios de formar profissionais para a indústria de hoje. "Os alunos do Rio de Janeiro, consequentemente do SENAI CETIQT, costumam ser empreendedores natos. E nós, do SENAI CETIQT, procuramos auxiliar e incentivar esses alunos, ensinando como empreender de maneira inteligente".

A represante do IEL/RJ, Riveli Brigido, completou: "o jovem de hoje não procura mais uma formação específica, ele procura conteúdo. Por isso a educação profissional tem se reinventado. Antes, o desafio do jovem era ter coragem para empreender. Hoje em dia, esses meninos e meninas já nascem pensando em criar suas próprias marcas. O obstáculo que eles encontram está em angariar investimentos e parcerias com grandes empresas",

O Fashion Talks é uma realização do IEL, iniciativa do sistema FIRJAN, com o apoio do SENAI CETIQT.


Visita à Planta de Confecção 4.0

Após a realização do evento, os palestrantes presentes foram convidados a conhecer a Planta de Confecção 4.0 do SENAI CETIQT. O Gerente de Educação, Robson Wanka, os recebeu para um tour pela planta. O mediador dos debates, Jackson Araujo, ainda pôde levar para casa uma calça exclusiva, desenvolvida por ele.

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