Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI

NOTÍCIAS

24 de Março de 2017 às 14:16

Dia da Consciência Negra é prestigiado no SENAI CETIQT

 

No dia 29 de novembro, o SENAI CETIQT realizou o Afro Fashion Day, evento que reuniu elementos da cultura afro, com desfile de moda, dança e artesanato, comemorando o Dia da Consciência Negra.

O objetivo principal da ação foi promover uma reflexão sobre a diversidade da cultura negra e suas belezas. “Falar sobre do negro hoje é uma necessidade, porque infelizmente ainda existem o preconceito e o racismo. Então a programação foi pensada assim, para que as pessoas tratem o negro da forma correta, como igual, porque nós podemos ser tudo” declarou a professora do curso Técnico de Moda, Verônica Black.

Aberto para o público em geral, o evento - organizado pela coordenação Pedagógica do SENAI CETIQT - ofereceu oficina de estamparia afro e de turbante, enfeitando as cabeças dos participantes. Foi disponibilizada também uma barraca de acarajé, comida típica da cultura afro-brasileira, para deleite dos convidados.

“Foi muito interessante participar. Os palestrantes abriram a minha mente para acabar com o clichê de que a África e o negro devem ser de um jeito só - são de uma cultura isolada, sem diversidade. Temos que dar valor à vasta cultura que temos no Brasil, que tem toda uma influência afro-americana” declarou o ex-aluno da instituição, Daniel Pereira.

O professor de História Africana, Jorge Nascimento, tratou em sua palestra sobre os primórdios do povo afro-americano e sua trajetória até os dias atuais. “Eventos como esse são importantes por mostrar para os jovens o quão linda, diversa e vasta é a sua cultura, e o quanto os negros contribuíram para a formação política e econômica do Brasil e do mundo” enfatizou.

Dentre as atrações, os destaques ficaram por conta dos dois desfiles organizados pelos alunos do curso Técnico de Produção de Moda do SENAI CETIQT, das unidades Barra e Riachuelo. Os estudantes produziram toda a parte visual da apresentação, cuidando do figurino, dos modelos, e até da escolha das músicas. “Todas as etapas que envolvem um desfile é trabalho do produtor de moda. No final a gente só vê a beleza, mas não sabe a trabalheira que dá” disse a professora Cecília Varela, da unidade Barra.

O dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu neste dia lutando pela liberdade do seu povo.

 

 

Leia mais

CONHEÇA O SENAI CETIQT