Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI

NOTÍCIAS

25 de Janeiro de 2018 às 13:35

Cursos técnicos e de graduação do SENAI CETIQT são reformulados para atender as novas demandas da Indústria Têxtil e de Química

Desenho dos novos currículos de ensino está alinhado às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho.

Com base na metodologia SENAI de Educação Profissional e Tecnológica, que sintoniza a educação profissional às demandas do mercado, os novos currículos dos cursos técnicos e de ensino superior do SENAI CETIQT desenvolverão nos estudantes capacidades fundamentais para trabalhar com as tecnologias disponíveis e com as que entrarão no mercado nos próximos anos. O método é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo adotado por instituições de ensino em mais de 20 países na América do Sul e Caribe.

Tal reformulação contou com a participação de especialistas técnicos de todo o Brasil – entre representantes de empresas reconhecidas, associações, sindicatos e academia – na formação de comitês técnicos setoriais destinados à discussão do contexto de trabalho atual e futuro para cada área tecnológica envolvida. Os cerca de 20 participantes de cada comitê contribuíram com o desenvolvimento dos novos currículos por meio da identificação e atualização dos perfis profissionais requeridos. Assim, são levantadas novas competências profissionais correspondentes às ocupações demandadas pelos segmentos industriais têxtil, de vestuário, de moda e química atendidos pelo SENAI.

Originalmente empregada apenas para o ensino técnico, a metodologia agora é aplicada também para o ensino superior. Os cursos de Design de Moda e Engenharia Química do SENAI CETIQT fizeram parte dessa renovação curricular e estarão prontos para serem ofertados ao final de 2018. Foram também desenvolvidos novos cursos de especialização técnica e superior na área de materiais têxteis, têxteis técnicos e nãotecidos, a serem ofertados no segundo semestre de 2018.

Marcelo Ramos, assessor da Direção Executiva do SENAI CETIQT, e a equipe da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Departamento Nacional lideraram as reuniões dos comitês técnicos setoriais e de desenho curricular, ocorridas entre os meses de agosto e dezembro de 2017.

“As principais inovações curriculares, especialmente no Ensino Superior, são: a construção de um percurso de formação baseado no desenvolvimento de competências, com a integração, em Unidades Curriculares, de disciplinas antes vistas isoladamente, dando maior foco na aplicação dos conhecimentos adquiridos; e a incorporação nos currículos de conteúdos condizentes com as tendências de desenvolvimento tecnológico e com os princípios da Indústria e de Educação 4.0”, explica Marcelo.

Dessa forma, a expectativa do SENAI CETIQT é ofertar os melhores cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química do Brasil. Além do currículo atualizado, a instituição passa a oferecer salas de aula interativas, uma planta de Confecção 4.0 e laboratórios de Engenharia Química com equipamentos de última geração.

Leia mais

SENAI CETIQT amplia corpo docente com profissionais antenados com a moda do futuro e a Indústria 4.0

Departamentos Regionais do SENAI contam com o apoio do CETIQT para oferta de curso técnico têxtil em todo o Brasil

SENAI CETIQT oferece cursos gratuitos na área de Moda

SENAI CETIQT amplia a sua atuação com a inauguração da planta de fibras químicas