Inovação e Tecnologia

NOTÍCIAS

22 de Setembro de 2014 às 20:50

Seminário sobre inovação e sustentabilidade da CNI se transforma em livro

O lançamento será realizado na sexta-feira (26), em São Paulo. O livro reúne uma coleção de textos inspirados na contribuição do professor Ignacy Sachs sobre os desafios do desenvolvimento econômico

Ignacy SachsOs grandes temas que desafiaram a história da indústria brasileira, em especial a sustentabilidade, estão reunidos no livro “Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade: Contribuições de Ignacy Sachs”. A obra é resultado do seminário: Industrialização, Desenvolvimento e Inovação para a Sustentabilidade, realizado em 2013 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Secretaria Geral da Cúpula Iberoamericana.

O seminário teve como referência a obra teórica do professor Ignacy Sachs, suas relações históricas com países emergentes e sobretudo com a construção da teoria do desenvolvimento sustentável. O lançamento do livro que reúne artigos preparados especialmente para o seminário, será realizado na próxima sexta-feira (26), no auditório da Universidade de São Paulo (USP). Haverá também a projeção de um filme sobre o trabalho realizado de Ignacy Sachs, além de depoimentos de parceiros.

O pensamento de Ignacy Sachs se identifica com duas grandes linhas de força do momento atual. Por um lado, ele sempre foi um teórico e um ideólogo da industrialização como elemento estruturante do projeto de desenvolvimento dos países, com especial ênfase para os países de grande extensão e população como o Brasil. Por outro, a necessidade de construir um projeto de industrialização (e também de uma agricultura) que levasse em conta as restrições ambientais, evitando um processo de degradação ecológica que resultaria, a longo prazo, em redução do bem-estar social.

O pensador polonês radicado na França manteve, ao longo de toda a vida, uma densa relação com o Brasil. Ao longo da carreira profissional e acadêmica, Sachs criou uma identidade teórica, técnica e prática com significativas convergências entre um grande número de profissionais brasileiros por ele formados, influenciados ou simplesmente inspirados.

Lançamento do livro:
“Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade: Contribuições de Ignacy Sachs”
Data:
 26/09/2014
Horário:
 10h
 Local:
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP 
Endereço: 
Sala Antônio Delfim Netto, Prédio FEA-02 térreo. FEA/USP, São Paulo



Do Portal da Indústria