Inovação e Tecnologia

Institutos SENAI de Inovação

 

A- A A+

Os Institutos SENAI de Inovação têm como objetivo principal aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, com a criação de soluções ágeis, inovadoras e sob medida para indústrias de grande, médio e pequeno porte.

O foco de atuação dos institutos é a pesquisa aplicada, desde a fase pré-competitiva, de definição de conceitos e experimentações, até a etapa final, quando o novo produto está prestes a ser fabricado pela indústria. O atendimento abrange:

  • Apoio laboratorial para prototipagem e plantas-piloto (estágio pré-competitivo);
     
  • Serviços tecnológicos de alta complexidade e alto valor agregado;
     
  • Transferência tecnológica, aumento de performance, redução de riscos tecnológicos;
     
  • Ecossistema de inovação para desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias;
     
  • Conexão com os principais atores do Sistema Nacional de Inovação;
     
  • Consultoria e treinamento em diversas áreas tecnológicas.

Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, resultando na aceleração do fluxo de conhecimento científico e tecnológico e em benefícios efetivos para o segmento industrial.

Até 2018, o SENAI vai inaugurar 25 Institutos SENAI de Inovação em 12 estados. Desse total, 21 unidades já são operacionais, com 150 projetos contratados.

As unidades foram instaladas próximas a complexos industriais e universitários, presentes nas cinco regiões no país. Os institutos formam uma rede multidisciplinar, com atendimento em todo o território nacional.

Saiba mais sobre os Institutos SENAI de Inovação