Delegação brasileira WorldSkills Kazan 2019

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. É organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha desde 1950 em prol do desenvolvimento e da excelência das ocupações técnicas.

O objetivo é estimular a formação profissional dos jovens e apoiar a preparação de profissionais para a indústria, o comércio e o setor de serviços. O torneio também indica a qualidade da educação profissional dos países participantes.

Preparação

Antes de embarcar para Kazan, os competidores tiveram um rigoroso treinamento. Em Brasília, o grupo passou pora uma imersão com o tema “Superação de uma equipe de alta performance”.

Durante esse imersão, eles receberam orientações sobre a cultura na Rússia, sobre como lidar com a diferença do fuso horário e a discutir aspectos de cada uma das ocupações com os intérpretes e especialistas que os acompanharão durante a competição.

O treinamento nacional do grupo, que envolve preparação física, técnica e emocional, teve duração de seis meses. Durante esse período, os competidores passaram por testes e só tiveram os nomes confirmados na delegação após atingirem índices de desempenho de nível mundial. Para participar da equipe, em 2018 eles passaram por seletivas em todos os estados brasileiros. Antes, superaram etapas escolares e estaduais.

Os competidores da WorldSkills são estudantes de cursos técnicos e jovens profissionais de até 25 anos de idade. Nas provas, realizadas durante quatro dias, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria, do comércio e do setor de serviços.