Começa hoje (18/06) o saque de conta do PIS/Pasep

Brasileiros com mais de 57 anos poderão sacar, a partir desta segunda-feira, 18/06, os recursos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os saques serão ampliados para as demais idades e estarão disponíveis entre os dias 14 e 28 de setembro.

A ampliação do saque para trabalhadores com menos de 60 anos, que foi anunciada pelo governo no dia 13 de junho, beneficiará cotistas que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988. A estimativa do governo é que trabalhadores nesta faixa etária tenham cerca de R$ 16 bilhões nas contas do PIS/Pasep.

Os saques dos recursos serão interrompidos no dia 29 de junho, pois em julho ocorre a remuneração anual das contas, impossibilitando as movimentações. No ano passado, a remuneração foi de 8%.

As movimentações voltarão a ficar disponíveis no dia 8 de agosto e os trabalhadores com menos de 60 anos poderão fazer os saques até o dia 28 de setembro. Aqueles com mais de 60 anos poderão fazer os saques normalmente até depois desta data.

Os trabalhadores que têm direito ao saque das contas PIS/Pasep são os servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971 a 1988. Os trabalhadores que contribuíram após a data de 4 de outubro de 1988 não possuem direito ao saque.


Fonte: CNI