Especiais da Agência CNI de Notícias

A equipe da Agência CNI de Notícias - formada por jornalistas, fotógrafos e webdesigners - produz notícias, gráficos, artes, reportagens e fotos diariamente sobre a indústria. Além disso, elabora conteúdos como infográficos, vídeos e séries especiais sobre os variados temas ligados à CNI, SESI, SENAI e IEL. Confira a relação dos principais materiais já publicados

SÉRIE DE REPORTAGENS- A nova lei do trabalho entrou em vigor no dia 11 de novembro. Para tirar dúvidas e detalhar um pouco mais sobre a legislação, a Agência CNI de Notícias preparou uma série que traz a opinião de especialistas, da população e apresenta o aplicativo lançado pela CNI com todas as informações da lei. Leia as reportagens. 

SÉRIE DE REPORTAGENS-  A série da Agência CNI de Notícias Competições de Educação Profissional destaca a importância de torneios de ensino técnico como a WorldSkills e a Olimpíada do Conhecimento. Além disso, mostra como a carreira de docentes e competidores é influenciada pela participação nessas disputas pelo contato com novas tecnologias, metodologias e técnicas que melhoram a qualidade das aulas e dos profissionais formados. Leia na íntegra


SÉRIE DE REPORTAGENS- Faltam investimentos e há excesso de burocracia para as empresas que buscam se posicionar num mercado cada vez mais competitivo. Ainda assim, há vários casos de empresas que driblam as dificuldades e se destacam quando o assunto é inovação. É isso que apresenta a série de reportagens O Brasil que inova. Confira o especial.


SÉRIE DE REPORTAGENS - A última edição da WorldSkills ocorreu em outubro, na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. A Agência CNI de Notícias preparou um programa especial mostrando desde o embarque da delegação brasileira, e o dia a dia da disputa, até o retorno ao Brasil após conquistar o 2º lugar geral do mundial.  Acompanhe os 13 episódios do programa Brasil na WorldSkills.


SÉRIE DE REPORTAGENS - A série da Agência CNI de Notícias mostrou os resultados e o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em seus 71 anos de história. Desde a excelência em educação até como SESI cuida da saúde e segurança no trabalho dos industriários brasileiros. As matérias ainda trazem depoimentos de estudantes que estudaram na instituição em diversos e, por muitas vezes, inovadores projetos de educação. Junto com empresários que relataram como parcerias como SESI trouxeram benefícios para seus negócios. Acompanhe na íntegra.


SÉRIE DE REPORTAGENS - A série da Agência CNI de Notícias mostrou como funciona a rede de 25 centros de pesquisa e desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em parceria com empresas e universidades, os Institutos SENAI de Inovação têm se transformado em importante ator no ecossistema de inovação ao investir em pesquisa aplicada e no uso do conhecimento científico para o desenvolvimento de novos produtos e processos inovadores que chegam ao mercado consumidor. Leia!


SÉRIE DE REPORTAGENS - Para celebrar o dia da indústria (25 de maio), a Agência CNI de Notícias preparou a série Indústria: o motor do Brasil. Ela apresenta algumas das principais ações da CNI, SESI, SENAI e IEL, destacando os grandes números do Sistema Indústria e, ainda, a importância do setor para o país e para o trabalhador. Com infografias, videorreportagens e podcasts, a série também dá transparência à atuação das entidades. Leia!


SÉRIE DE REPORTAGENS - A partir do lançamento da Agenda Internacional da Indústria 2017, a Agência CNI de Notícias preparou uma série de reportagens especiais para mostrar como o Brasil pode avançar no comércio exterior. Entre os temas tratados estão acordos comerciais, investimentos brasileiros no exterior, barreiras em terceiros mercados, logística e infraestrutura, além dos serviços oferecidos pela CNI e pela Rede dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) para internacionalizar a indústria nacional. Acompanhe!


SÉRIE DE REPORTAGENS - O envelhecimento acelerado da população brasileira coloca em xeque as normas de acesso às aposentadorias e pensões da Previdência Social. Por isso, a reforma do sistema é crucial para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões aos brasileiros, manter o equilíbrio das contas públicas e criar condições para o crescimento sustentável da economia. Leia o especial que a Agência CNI de Notícias fez sobre a Reforma da Previdência. Leia aqui.


SÉRIE DE REPORTAGENS- Como a robótica tem modificado o mercado de trabalho e a vida das pessoas? Qual a importância de ensinar a tecnologia para crianças? É o que a Agência CNI de Notícias mostrou na série Robótica na Vida da Gente. Há cinco anos o SESI é o realizador do Torneio de Robótica FIRST Lego League no Brasil. Confira as matérias da série.


SÉRIE DE REPORTAGENS - O SENAI completou 75 anos em janeiro de 2017 mais moderno e conectado com o futuro do que nunca. Criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1942, o SENAI tem investido na construção de uma rede nacional de Institutos de Inovação e de Tecnologia. Além disso, moderniza seus cursos de educação profissional, área na qual já tem tradição e excelência, formando profissionais competentes e bem sucedidos. Confira na série um pouco do trabalho que a instituição vem realizando. Leia aqui.


SÉRIE DE REPORTAGENS - O programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, apresenta uma série de 17 reportagens sobre os resultados de ações e serviços da CNI, do SENAI, do SESI e do IEL voltados ao desenvolvimento da indústria brasileira. As reportagens mostram as vantagens e as oportunidades obtidas pelos empresários com programas do Sistema Indústria. Leia aqui.


SÉRIE DE REPORTAGENS - O comércio exterior é uma das saídas para o Brasil sair da crise. Mas há muito a ser feito para reduzir o gap entre o tamanho do PIB Nacional e seu potencial como exportador e a real posição do Brasil no mercado internacional. Sétima economia mundial, o país é apenas o 25ª exportador entre os 162 membros da OMC. A Agência CNI de Notícias preparou uma série especial sobre o tema. Leia aqui.


CONTEÚDOS ESPECIAIS - Há 70 anos, o SESI contribui para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria nacional. A instituição atua para melhorar a saúde e segurança do trabalho e elevar a escolaridade de milhões de profissionais e seus familiares em todo o Brasil. Confira o conteúdo especial que a Agência CNI de Notícias preparou sobre as sete décadas do SESI. Leia aqui.


SÉRIE DE REPORTAGENS - A Lei de Propriedade Industrial (LPI) completou 20 anos em 2016. Hoje, o grande desafio é dialogar com novos paradigmas, tecnologias e necessidades de registro de direitos de propriedade intelectual. Atrasos na concessão de patentes e morosidade de processos forçam empresas brasileiras a repensarem as formas de investir em inovação. Confira nas reportagens especiais da Agência CNI de Notícias. Clique aqui


SÉRIE DE REPORTAGENS - Disponibilidade, custo e qualidade da oferta de serviços de infraestrutura repercutem diretamente na retomada do crescimento econômico do Brasil. A Agência CNI de Notícias produziu uma série de reportagens especiais para discutir a criação de um ambiente favorável para o investimento no setor e quais as mudanças necessárias para que o país volte a crescer. Leia as reportagens aqui


REPORTAGEM ESPECIAL - A indústria brasileira ainda trabalha para aperfeiçoar a NR 12, cinco anos após entrar em vigor. A norma de segurança para operação de máquinas no chão de fábrica contrariou boa prática internacional e exigiu adequação de todo o parque industrial brasileiro. CNI cobra que regra tenha linha de corte temporal. Leia o especial.


SÉRIE DE REPORTAGENS - O Brasil enfrenta sérias dificuldades e procura saídas para encurtar a recessão. A necessidade de melhorar a produtividade - como combater as causas da baixa eficiência e as soluções em curto, médio e longo prazos - torna-se a principal resposta para que o país supere a crise. Para contribuir com o debate, a Agência CNI de Notícias preparou uma série especial sobre o assunto. Leia as reportagens aqui.


SÉRIE DE REPORTAGENS - A CNI entende que a retomada do crescimento da economia e sua manutenção no longo prazo dependem de avanços ambiciosos em três áreas. Assim, são urgentes as reformas da Previdência, a tributária e a trabalhista. Na série de reportagens especiais Reformas que o Brasil precisa, a Agência CNI de Notícias abordou os temas. Leia a série aqui.


INFOGRÁFICO - Brasil é o 3º maior consumidor de chocolate do mundo. Profissionais buscam cursos do SENAI para se destacar no mercado. A Agência CNI de Notícias preparou uma reportagem especial sobre o assunto e produziu um infográfico para complementar o material. Acesse aqui.


INFOGRÁFICO - O que você sabe sobre o Torneio de Robótica FIRST LEGO League? A competição, promovida pelo SESI, reúne estudantes de nove a 16 anos de todas as regiões do país. A cada ano, um tema diferente define como serão as tarefas. Nossa equipe produziu um caça-palavras para que você possa usar os conceitos do torneio: aprendizado aliado à diversão. Aceite esse desafio!


INFOGRÁFICO - O mundial de profissões técnicas, a WorldSkills São Paulo 2015, contou com a participação de 56 brasileiros. A maior delegação da história do nosso país conquistou um feito inédito: ficou em primeiro lugar na disputa dentre 60 países. Antes do início da competição, a Agência CNI de Notícias conversou com todos os 50 profissionais do SENAI e os seis do Senac para montar um infográfico com o currículo de cada um. Acesse aqui.


INFOGRÁFICO - Em 2015 as pesquisas regulares divulgadas pela CNI ganharam mais uma ferramenta multimídia: infográficos dinâmicos ilustram as notícias sobre os levantamentos. O leitor só precisa clicar nos ícones ou passar o mouse sobre os meses indicados para visualizar os dados de pesquisas como a Sondagem Industrial, Indicadores de Custos Industriais, Coeficientes de Abertura Comercial, entre outras. Veja um exemplo.

INFOGRÁFICO - O programa Conexão Mundo, do SESI e do SENAI, ensina inglês de uma forma inovadora pelas redes sociais e presencialmente com instrutores americanos. Conheça o projeto no infográfico interativo que contém fotos, ilustrações, vídeos e áudios. Clique aqui!


INFOGRÁFICO - Em 2014, antes das eleições presidenciais do Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou 42 propostas do setor para estimular o crescimento econômico do país aos então candidatos Aécio Neves, Dilma Rousseff e Eduardo Campos. A Agência CNI de Notícias produziu um infográfico para cada uma das propostas com um resumo das intenções do setor empresarial. Acesse a relação completa do material. Clique aqui.


INFOGRÁFICO - A Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas, reuniu 800 jovens de todo o Brasil, em Belo Horizonte, entre 3 e 6 de setembro de 2014. A Agência CNI produziu um infográfico que conta como é o caminho do aluno do SENAI antes, durante e após a disputa. Clique aqui para conferir.


SÉRIE DE REPORTAGENS - A Copa do Mundo de futebol no Brasil mexeu não apenas com as emoções do brasileiro. A indústria foi diretamente influenciada por um evento deste porte em nosso país. Foi isso que a série de cinco reportagens especiais Indústria na Copamostrou. Clique aqui para ler as matérias.


INFOGRÁFICO - Reportagens sobre os mais diferentes temas contam com conteúdos especiais na Agência CNI de Notícias. Infográficos dinâmicos já ilustraram notícias sobre o programa do SESI Cozinha Brasil, o Prêmio CNI de Jornalismo, ou o especial de 75 anos da CNI, em 2013.

INFOGRÁFICO  - Para celebrar os 70 anos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), em 2013, o Portal da Indústria publicou uma série com cinco reportagens especiais com entrevistas e artigos que destacaram a importância da modernização das leis trabalhistas no Brasil para as empresas e para os empregados. Clique aqui para ler as matérias.


SÉRIE DE REPORTAGENS - A ascensão do comércio chinês no Brasil e no mundo foi tema de uma série de reportagens especiais aqui no Portal da Indústria, em 2013. O especial "Made in China" mostrou, por meio de estudos, entrevistas e infográficos, o que o Brasil pode aprender com essa relação e as posturas recomendas por especialistas da CNI sobre o tema. Leia a série aqui.

Relacionadas

Leia mais

Especial da Agência CNI de Notícias discute produtividade no Brasil
Fibra propõe debate sobre a NR 12
Aumento da participação privada abrirá caminho para modernização da infraestrutura no Brasil

Comentários