IEL Educação Executiva
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Duke-CE Santa Catarina 2012

Liderança para o Futuro - Sustentabilidade e Criação de Valor com Open Innovation


A inovação é decisiva para as empresas enfrentarem o acirramento da concorrência global. O programa Liderança para o Futuro: Sustentabilidade e Criação de Valor com Open Innovation discutirá as diversas faces da inovação, a importância das novas tecnologias para a expansão das empresas e as lições dos empreendimentos eficazes e ineficazes.

Nos três dias do programa, os participantes conhecerão iniciativas inovadoras, debaterão e trocarão informações e experiências com especialistas internacionais sobre Open Innovation. Esse modelo é caracterizado pela busca da inovação além das fronteiras da empresa, em cooperação com clientes, fornecedores e centros de conhecimentos.

Em sessões práticas e interativas, empresários e executivos conhecerão os processos de formação de redes para o compartilhamento de informações sobre inovação e as ferramentas para avaliar os desafios e os progressos da empresa no desenvolvimento de tecnologias, produtos, processos ou serviços.

CURSO REALIZADO EM OUTUBRO DE 2012


Duke

 

A Duke Corporate Education, organização vinculada à renomada universidade norte-americana Duke University, é uma escola de capacitação empresarial que se destaca pela aplicação de métodos de aprendizagem inovadores e flexíveis.
Os programas da Duke Corporate Education ajudam as organizações a alcançar seus objetivos, pois combinam os melhores profissionais das empresas com os mais destacados acadêmicos.

Com atuação em 63 países, parceira da London School of Economics e do Indian Institute of Management, a Duke mantém um grupo de 125 pessoas, que inclui acadêmicos e profissionais de negócios. A instituição também mantém convênios com universidades e uma extensa rede de professores, facilitadores, especialistas, executivos e outros especialistas.

Essa rede de profissionais e parcerias permite o conhecimento e a interpretação das oportunidades e dificuldades enfrentados pelas empresas e a oferta de soluções e respostas para cada uma da vasta gama de desafios globais ou locais.

A Duke Corporate Education ocupa, há nove anos consecutivos, o primeiro lugar em educação executiva customizada no ranking do jornal inglês Financial Times e da revista norte-americana BusinessWeek.

A quem se destina

 

Empresários, executivos e sucessores empresariais responsáveis por decisões estratégicas no ambiente de negócios.

Resultados

 
O curso ajudará você a:
  • Conhecer todas as faces da inovação;
  • Aprender com os empreendimentos de inovação aberta;
  • Identificar novas tecnologias como ferramentas que possibilitam a criação de um ambiente de inovação aberta;
  • Avaliar o papel do líder como criador e apoiador de uma cultura de inovação;
  • Elaborar um roteiro de implementação de inovação aberta;
  • Interagir com um grupo seleto de colegas e construir uma rede de contatos para futuras relações.

Temas

 

1) Lições de liderança do futuro

Em debates interativos, os participantes farão um exame crítico da inovação, dos comportamentos de consumo, dos avanços tecnológicos e das mudanças dos modelos de negócios no período de 1970 a 2020.
Em um workshop, empresários e executivos discutirão as oportunidades possibilitadas pela diversidade cultural e as diferenças entre as gerações, como essas mudanças contribuem com a inovação. Também avaliarão os grandes motores das mudanças tecnológicas entre 2012 e 2020 e como esses avanços transformaram a inovação e abriram oportunidades.

2) Pensamento estratégico e ação estratégica

Nessa sessão, os participantes conhecerão novas maneiras de projetar o futuro e preparar as empresas para os cenários propostos, trabalhando com Action Scenarios. Discutirão e definirão a situação econômica, tecnológica, ambiental, social e política do mundo em 2020.

Também avaliarão as principais forças de mudança que afetam o mundo e identificarão as lacunas de conhecimento sobre os motores futuros das mudanças e alianças estratégicas, parcerias e relacionamentos indispensáveis para a expansão e a inovação nas empresas.

3) Lições de inovação radical

Os participantes discutirão as ameaças em cada área de negócios e as estratégias para a criação de capacidades intelectual, humana e financeira para inovar e realizar mudanças. Debaterão e identificarão as indústrias de 2020, as que vencem e as que perdem a concorrência.

Também debaterão propostas de valores de consumo e estratégias para o êxito dos negócios em 2020.

4) Incentivadores da inovação%u2013 lições aprendidas na prática

Em dois workshops, empresários e executivos aplicarão as lições aprendidas no programa. Eles compartilharão ideias e discutirão os facilitadores estratégicos e os primeiros e decisivos passos para a inovação aberta nas empresas.

5) Nuvem da inovação aberta

Nessa sessão, os participantes terão uma visão prática do papel das novas tecnologias da comunicação na criação de ambientes de inovação aberta. Empresários e executivos compartilharão exemplos de sucesso e fracasso na utilização de novas tecnologias e no estabelecimento de conexões com parceiros e consumidores.

A partir das nuvens de oportunidades, o módulo mostrará exemplos de como as empresas empregam as novas tecnologias para adotar atividades inovadoras. Os participantes discutirão quais as tecnologias mais apropriadas para suas empresas e para o processo de inovação aberta.

6) Mercado de inovação aberta

Essa sessão combinará reflexão e planejamento individuais com atividades práticas, em que os participantes compartilharão as preferências pessoais sobre os tipos de atividades de inovação aberta.

Em um ambiente estruturado, sociável e interativo, empresários e executivos conhecerão outros com o intuito de testar suas ideias de inovação aberta.

A partir dessa experiência, os participantes redigirão um planejamento para implementar suas ideias para a inovação aberta e poderão formar uma lista de contatos em que poderão criar sua própria rede de inovação aberta.

7) Meu roteiro para a inovação aberta

Os participantes conhecerão ferramentas que facilitarão o planejamento, como os passos necessários para criar um ambiente favorável à inovação aberta, promover planos com a rede de contatos feita a partir do curso.

Com trabalhos individuais e em pequenos grupos, os participantes criarão um mapa de iniciativas a serem implementadas, compartilharão e aperfeiçoarão seus planos.

Professores

 

Anton Musgrave
É CEO da FutureWorld SA, sócio da FutureWorld Internacional e membro da Rede de Recursos de Aprendizado Globais da Duke Corporate Education. Experiente em negócios com mudanças radicais como executivo e consultor, atua como conselheiro permanente em várias empresas e famílias. Lecionou na London Business School, na Universidade da Cidade do Cabo e no Instituto Gordon de Ciência dos Negócios. Leciona na WITS Business School, Duke CE dos EUA, Oxford University Business School, London Business School e no India School of Business.

Steve Mahaley
É líder de Prática Global da Equipe de Inovações de Aprendizagem na Duke Corporate Education, trabalha com clientes de Duke CE e equipes internas para transformar comunicação e tecnologias eletrônicas nos mais avançados serviços educacionais.

Pesquisa o aprendizado baseado em jogos, mundos virtuais, equipes globais, design baseado em rede, tecnologias de aprendizagem móveis, e avanços na teoria de aprendizagem e metodologias que refletem as necessidades e os hábitos da força de trabalho possibilitados pela tecnologia. Atuou em empresas multinacionais e trabalhou no Departamento de Educação Executiva da Fuqua School of Business, Duke University.

Planeje-se

 

Data: 2 a 4 de outubro

Local: Costão do Santinho Resort, Golf & SPA
Florianópolis/SC

Investimento: R$ 13.700,00 - Consulte condições especiais para pagamento antecipado.

Inclui: aulas, material didático em inglês e português, tradução simultânea, hospedagem e refeições no hotel no período de 1º a 5/10/2012.

Hospedagem: Costão do Santinho Resort, Golf & SPA, em apartamento single, incluindo pensão completa.

Inscrição/seleção

 

O número de vagas é limitado.
Os participantes são selecionados a partir das informações das fichas de inscrição. Todos os dados serão mantidos em sigilo.

Outras informações

 

Instituto Euvaldo Lodi Núcleo Regional de Santa Catarina - SC

Telefone: (48) 3231-4119

E-mail: eduexecutiva@ielsc.org.br

 

 


@cni_br