IEL Educação Executiva
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Wharton - EUA 2012

Estratégia e Inovação nos Negócios

A crescente complexidade dos negócios exige dos executivos mais preparo e qualificação para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da economia globalizada.

O programa Estratégia e Inovação nos Negócios, parceria do IEL com a Wharton School, dos Estados Unidos, foi criado para oferecer excelência em capacitação empresarial para executivos brasileiros e discutir as mais atualizadas abordagens e práticas de liderança, estratégia e gestão de negócios.

O curso aborda as mais avançadas tendências em temas como tomada de decisões, inovação, estratégia, negociação, marketing e gestão multinacional. Todos os conteúdos têm o reforço de pesquisas atuais e a aplicação prática explicadas pelos especialistas e acadêmicos de renome internacional.

Em sessões interativas, estudos de caso e discussões orientadas para resultados, que ocorrem em período integral durante uma semana, os participantes compreenderão as principais ferramentas empresariais e as abordagens das áreas que impactam sua empresa.

Além do conhecimento, o curso é uma oportunidade para a formação de redes de relacionamento e a troca de experiências entre os profissionais no mercado.

CURSO REALIZADO EM JUNHO 2012

Wharton School

 

A Wharton School é a mais tradicional escola de negócios dos Estados Unidos e ocupa o primeiro lugar no ranking do jornal inglês Financial Times. Localizada no campus da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, é mundialmente reconhecida pela liderança, inovação e excelência acadêmica em todos os níveis de educação executiva.

Os programas Wharton para executivos recebem mais de 9 mil participantes por ano. A instituição é parceira do IEL há sete anos.

A quem se destina

 

Empresários, executivos e sucessores de empresas responsáveis por decisões estratégicas no exercício de suas funções.

Resultados

 
O curso ajuda os participantes a:
  • Compreender as tendências e avaliar os impactos da globalização nas empresas brasileiras;
  • Mapear sistemas de atividade, identificar capacidades e compreender trade-offs subjacentes para construir e manter vantagens competitivas;
  • Implementar uma estratégia, identificando áreas críticas para aperfeiçoamento e as decisões, ações e metodologias relevantes;
  • Compreender o pensamento sistêmico e utilizá-lo como uma ferramenta de resolução de problemas;
  • Alcançar melhores resultados em negociações, identificando diferentes estilos, o papel de crenças e o uso de uma abordagem sistêmica;
  • Ampliar o conhecimento sobre os impulsionadores da criação de valor, as métricas e indicadores de desempenho e seu impacto na construção e manutenção de valor para os acionistas;
  • Aprender novas estratégias para a construção, alavancagem e sustentação de marcas fortes no mercado;
  • Dominar o processo para identificar, criar e selecionar oportunidades excepcionais para a inovação;
  • Compreender as motivações essenciais para o investimento externo direto, as questões cruciais nos modos de entrada e de escolha de mercado;
  • Aprender as principais estratégias para lidar com pressões de integração e a capacidade de resposta na expansão internacional da empresa;
  • Interagir com um grupo seleto de colegas e construir uma rede de contatos para futuras relações.

Temas

 

Elaboração e implementação da estratégia competitiva

A formulação da estratégia é difícil e a execução é ainda mais desafiadora. Por isso, o curso trata das principais decisões, ações e metodologias usadas para elaboração e implementação da estratégia empresarial.

Os participantes discutirão temas como integração das estratégias empresariais e de negócios, estratégia e estrutura organizacional, criação de designs organizacionais eficazes, definição das responsabilidades e responsabilização.

Também avaliarão a identificação e criação de capacidades adequadas para o sucesso da execução, integração dos objetivos estratégicos e operacionais, construção de incentivos eficazes e controles, gestão da mudança e da cultura para apoiar implantação de resultados.

Pensamento sistêmico

O pensamento sistêmico analisa o todo e considera as diversas interações entre os elementos envolvidos. Portanto, é útil para avaliar problemas complexos que envolvem uma série de dependências entre pessoas, organizações e ações passadas.

No curso, são desenvolvidas atividades práticas que convidam o participante a refletir e melhorar o desempenho e fazer avaliações sistêmicas.

Gestão da marca - Branding

Branding é fundamental para a estratégia competitiva. Durante o curso, os participantes avaliarão a importância estratégica da marca, teorias e modelos para a construção e manutenção de marcas fortes no mercado. Conhecerão técnicas para medir o valor de uma marca para o cliente e o fornecedor e para decidir se é adequado ou não usar a mesma marca globalmente e a extensão da marca para outros produtos.

Em palestras, debates e estudos de caso, dirigentes e executivos compreenderão as oportunidades de tomada de decisão e os desafios que os gestores enfrentam ao criar e defender a arquitetura de significados da marca.

Workshop de negociação

O curso apresenta um processo sistemático que pode ser aplicado em qualquer tipo de negociação. Por meio de exercícios práticos de negociação, o participante conhecerá novas abordagens e simulará negociações com diferentes parceiros em diferentes situações, sem arriscar seus recursos ou sua credibilidade.

Conhecerão técnicas de planejamento da negociação, discussão frente a frente. Poderão testar seus estilos pessoais de negociação e como ser mais efetivo.

Visão periférica

Os participantes discutirão fórmulas para as organizações melhorarem a visão periférica e identificarem oportunidades e ameaças com mais rapidez. Também conhecerão as melhores práticas e sugestões de processos e capacidades organizacionais que podem fortalecer a visão periférica. Terão ainda um roteiro de sete passos que ajudam a construir uma visão periférica mais forte na empresa.

Planejamento por cenários

Durante o curso, dirigentes e executivos conhecerão a importância de desenvolver e testar o direcionamento estratégico da organização diante da incerteza e da complexidade do ambiente de negócios.

O módulo apresenta conceitos, metodologias e as várias etapas do planejamento de cenários. Isso facilita a percepção das incertezas como oportunidades, o reconhecimento de armadilhas e o desenvolvimento de um processo sistemático para lidar com as turbulências.

Construção e Manutenção do Valor ao Acionista (Shareholder Value)

Esse módulo mostrará como usar as informações financeiras - demonstrações contábeis, balanços, declarações de renda e fluxo de caixa - para compreender o desempenho de uma empresa e se há ou não criação de valor para os acionistas. Os participantes aprenderão a interpretar e obter informações nas demonstrações financeiras.

Gestão da inovação: identificação de oportunidades

O curso orientará os participantes a identificar oportunidades de inovação e de criação de valor para que a empresa invista apenas nas ideias mais promissoras. O módulo mostrará os processos de inovação desde a criação de ideias até a seleção do que será desenvolvido para lançamento no mercado.

Estratégias para expansão internacional

Neste módulo, dirigentes e executivos analisarão as motivações para o investimento estrangeiro direto, as escolhas de localização, as formas de entrada no mercado, os recursos e capacidades para expansão internacional e as estratégias para organizar e administrar uma empresa multinacional.

Também analisarão os modos de entrada e de foco nos trade-offs entre controle e risco, as estratégias globais e como gestores lidam com as pressões de integração e capacidade de resposta.

O Brasil no novo contexto global competitivo

O curso apresentará o panorama da economia mundial e o papel do Brasil no ambiente global competitivo. Os participantes debaterão temas como as tendências de investimentos e de comércio e as oportunidades e ameaças da globalização para as empresas brasileiras.

Também discutirão se os demais países do BRICs, grupo de economias emergentes que, além do Brasil, reúne a Rússia, Índia e China, são parceiros ou concorrentes.

Professores

 

Larry Hrebiniak
Professor do Departamento de Administração e membro do Grupo de Estratégia da Wharton, ocupou vários cargos de gestão na indústria automobilística antes de entrar para o mundo acadêmico. É ex-presidente da Divisão de Administração e Teoria Organizacional da Academy of Management.

Suas atividades de consultoria e programas de desenvolvimento de executivos são direcionados à implantação da estratégia, formulação de estratégia e desenho organizacional.

Tem como principal campo de pesquisa a implementação ou execução da estratégia, estudando também adaptação estratégica de organizações ao longo do tempo para se manterem competitivas. Escreveu cinco livros e tem publicado diversos artigos em revistas profissionais.

G. Richard Shell
Professor de Estudos Legais e Gestão e Ética de Negócios e diretor acadêmico dos Programas Executive Negotiation Workshop e Strategic Persuasion, da Wharton.
Especialista em Direito, resolução de disputas e negociação, atua também como consultor. É autor de diversos livros, entre eles o premiado Bargaining for Advantage: Negotiation Strategies for Reasonable People, traduzido para mais de 14 línguas, inclusive o português.

Paul Schoemaker
Diretor de Pesquisa do Mack Center for Technological Innovation da Wharton School, onde leciona estratégia e tomada de decisão. É também fundador, presidente do conselho e CEO da Decision Strategies International, Inc. É autor de mais de 100 artigos publicados em renomados periódicos e autor ou coautor de diversos livros, entre eles, Decision Sciences: An Integrative Perspective; Winning Decisions e Chips, Clones and Living Beyond 100.

Kathy Pearson
Professora do Operations and Information Management Department da Wharton, também atua como diretora Acadêmica de diversos programas da instituição. É consultora sênior e Diretora da Executive Education for Decision Strategies International, empresa de consultoria de gestão focada em planejamento estratégico baseado em cenários e tomada de decisão. Sua experiência no mercado inclui suporte analítico para a indústria farmacêutica, vários grupos de hospitais, para o Departamento da Defesa dos Estados Unidos e diversas indústrias.

David Ribenstein
Professor de Marketing da Wharton, também atua como diretor Acadêmico de diversos programas de educação executiva. É autor de livros e de inúmeros artigos nas principais publicações de marketing do mundo. Tem como temas prioritários de pesquisa ROI de marketing, marketing de internet, estratégia de marketing competitiva, segmentação de mercado, modelos de marketing, e compreensão do comportamento de escolha da marca.

Felipe Monteiro
Antes de ingressar na Wharton School, foi membro e premiado professor na London School of Economics and Political Science (LSE), pesquisador sênior no Centro de Pesquisa Latino-Americano da Harvard Business School e professor do IBMEC Business School e atuou no Banco do Brasil.

Sua pesquisa se concentra em processos de conhecimento dentro das corporações multinacionais e é líder de um projeto de pesquisa sobre estratégias de investimento estrangeiro direto de multinacionais com sede nos países do BRICs. É um dos Conselheiros Globais do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT).

Joe Perfetti
Especialista em finanças corporativas e estratégia, formado pela Wharton School. Além de sua experiência como professor para grandes corporações, é sócio e consultor da empresa CEP LLC, tendo entre seus clientes McKinsey & Co, Black & Decker e Sun Microsystems. Autor de obras sobre finanças, entre elas a premiada "Why finance matters".

Planeje-se

 

Data: 25 a 29 de junho de 2012

Local: Campus da Wharton School - University of Pennsylvania - Filadélfia, Estados Unidos

Investimento: US$ 10.990

Inclui: aulas, material didático, tradução simultânea, café da manhã, almoço, jantar e coffee break no restaurante da escola no período do curso e serviços e instalações do campus.

Hospedagem: Hotel Inn at Penn, da rede Hilton, localizado no campus da Universidade da Pensilvânia. A diária é de US$ 213,35, em apartamento single.

Inscrição/seleção: Realizadas por meio do preenchimento de formulário no site www.iel.org.br/eduexecutiva

O número de vagas é limitado.

Os participantes são selecionados a partir das informações das fichas de inscrição.

Todos os dados serão mantidos em sigilo.

Outras informações

 

Instituto Euvaldo Lodi - IEL

Tels: (11) 3040-3370

E-mail: eduexecutiva@iel.org.br

Edição anterior

 

A 6ª edição do programa Estratégias e Inovação nos Negócios teve a participação de 40 executivos de 34 empresas. O programa foi muito bem avaliado pelos participantes.

 

 

 


@cni_br