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Wharton Ceará 2012

Estratégias para Inovação em Novos Mercados

A crescente complexidade dos negócios exige dos executivos mais preparo e qualificação para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de um ambiente cada vez globalizado e competitivo.

O programa Estratégias para Inovação em Novos Mercados, parceria do IEL com a Wharton School, dos Estados Unidos, oferece aos participantes uma visão inovadora, pois aborda as mais recentes tendências e ações para a empresa alcançar um crescimento sólido e orgânico por meio de práticas inovadoras rentáveis.

Em apresentações e debates com professores de renome internacional, empresários e executivos têm uma visão global sobre as formas de redesenhar a inovação em sua organização, melhorar a percepção sobre as oportunidades emergentes, ampliar o conhecimento sobre modelos de inovação aberta e envolver a empresa em processos inovadores externos.

Além disso, os participantes analisam, em debates em grupo, aulas interativas e estudos de casos e experiências empresariais, a aplicação desses modelos em empresas brasileiras e questões estratégicas para vencer a competição no mercado global. Também podem avaliar com maior precisão as principais ferramentas de negócios e abordagens para alcançar a inovação rentável.

CURSO REALIZADO EM MARÇO DE 2012

Wharton School

 

A Wharton School é a mais tradicional escola de negócios dos Estados Unidos e ocupa o primeiro lugar no ranking do jornal britânico Financial Times. Localizada no campus da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, é mundialmente reconhecida pela liderança, inovação e excelência acadêmica em todos os níveis de educação executiva.

Seus programas para executivos recebem mais de 9 mil participantes por ano. A Wharton School é parceira do IEL há sete anos.

A quem se destina

 

Empresários, executivos e sucessores empresariais responsáveis por decisões estratégicas no exercício de suas funções.

Resultados

 

O curso ajuda os participantes a:

  • Avaliar se os portfólios de iniciativas e projetos de crescimento atingirão os objetivos de expansão da produção e de vendas;
  • Avaliar iniciativas de crescimento em todas as fases do desenvolvimento;
  • Compreender as etapas chave de um processo efetivo de gerenciamento de portfólios de crescimento;
  • Adquirir um kit de ferramentas de melhores práticas para incentivar a inovação;
  • Orientar melhor os recursos de inovação;
  • Melhorar os processos de inovação;
  • Ser capaz de avaliar a visão periférica da organização;
  • Aplicar processo de melhores práticas para desenvolvimento e melhoria da capacidade de visão periférica;
  • Analisar as novas tendências em modelos de inovação aberta;
  • Compreender como melhorar o processo de trazer inovações externas para dentro da organização;
  • Ampliar o conhecimento das tendências da globalização do investimento;
  • Avaliar os desafios e oportunidades para os negócios;
  • Compreender as questões críticas estratégicas, para as empresas brasileiras inovarem e competirem no mercado global.

Temas

 

Crescimento orgânico de alta qualidade

Os participantes debaterão os desafios do crescimento e por que é difícil manter o crescimento orgânico de alta qualidade. Conhecerão a diferença entre inovação de grande e pequeno porte e o sistema de balanceamento de risco e recompensa. Também avaliarão as vantagens do crescimento em adjacências e, a partir do estudo do programa Imagination Breakthrough (Inovação de Rompimento) da General Electric, conhecerão os fatores críticos de sucesso da empresa.

O curso ajudará empresários e executivos a:

  • Avaliar se as carteiras de iniciativas e projetos de crescimento alcançarão os objetivos de crescimento orgânico;
  • Encontrar novas fontes de crescimento por meio do processo de inovação de espectro total, discutindo os mais recentes conceitos em inovação do modelo de negócio;
  • Aplicar um método rigoroso para avaliar as iniciativas de crescimento em todas as fases do desenvolvimento;
  • Compreender as etapas chave de um processo de gerenciamento de portfólios de crescimento.

Visão periférica

Esse módulo do curso discute como as organizações podem melhorar a visão periférica, identificando oportunidades e ameaças com mais rapidez. Além de descrever as melhores práticas, o curso apresenta um roteiro de sete passos para ajudar empresários e executivos a construir uma visão periférica mais consistente na empresa.

Com isso, os participantes poderão:

  • Entender por que algumas empresas são muito melhores em antecipar e agir sobre sinais fracos de potenciais ameaças e oportunidades da sua periferia;
  • Ser capaz de avaliar a diferença entre a necessidade da sua organização para a visão periférica e sua capacidade atual;
  • Aplicar as melhores práticas para um processo de desenvolvimento e melhorar a capacidade de visão periférica, e gerenciar suas atividades de varredura ambiental como um processo de aprendizagem ativa;
  • Compreender os traços distintivos dos líderes vigilantes, e por que eles são diferentes dos traços de líderes operacionais.

Principais desafios da gestão: mudança para o modelo de inovação aberta

Esse módulo do curso analisa os principais desafios da gestão envolvidos no planejamento da inovação e na seleção e gestão de projetos de alto potencial. Também avalia as tendências em inovação aberta e apresenta o estado-da-arte das ferramentas de tecnologia de busca global.

Os participantes poderão:

  • Avaliar os desafios mais críticos no planejamento, seleção e gestão de projetos incertos de alto potencial;
  • Entender a tendência em direção a modelos de inovação aberta;
  • Identificar formas de lidar com a síndrome do "não inventado aqui";
  • Aplicar novas técnicas de tecnologia de busca global e compreender como melhorar o processo de trazer inovações externas para dentro da organização.

Globalização: regiões emergentes, tendências e assuntos estratégicos

Esse módulo apresenta um panorama da globalização e seu impacto sobre o Brasil e outros países emergentes, como a China e a Índia. Analisa o papel do Brasil no novo ambiente global competitivo e as principais questões estratégicas para as empresas brasileiras.

Com essas informações, empresários e executivos poderão:

  • Compreender as tendências de globalização dos investimentos e do comércio e avaliar as oportunidades e desafios desses cenários para os negócios;
  • Identificar como os principais atores emergentes no grupo dos BRICs, que reúne Brasil, Rússia, Índia e China, podem trabalhar como parceiros ou concorrentes;
  • Analisar o Brasil como uma potência produtora de commodities e avaliar as tendências futuras no atual ambiente econômico e comercial;
  • Avaliar as questões estratégicas para as empresas brasileiras que competem na arena global.

Professores

 

George Day
Atua nas áreas de marketing, gestão de tecnologias emergentes, estratégias de crescimento orgânico, mudança organizacional e estratégias competitivas nos mercados globais. É titular da cátedra Geoffrey T. Boisi, professor de Marketing e codiretor do Centro Mack de Inovação Tecnológica na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, diretor da Associação Americana de Marketing, TL Contact Inc., e da Fundação de Pesquisas de Biociências e Educação.

Felipe Monteiro
Antes de ingressar na Wharton School, foi membro e premiado professor na London School of Economics and Political Science (LSE), pesquisador sênior no Centro de Pesquisa Latino-Americano da Harvard Business School e Professor do IBMEC Business School e atuou no Banco do Brasil. É pesquisador de processos de conhecimento dentro de multinacionais e líder de um projeto de pesquisa sobre estratégias de investimento estrangeiro direto de multinacionais com sede nos BRICs. É um dos Conselheiros Globais do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT).

Planeje-se

 

Data: 22 a 24 de março de 2012

Local: Hotel Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort Aquiraz, Ceará

Investimento: R$ 9.980,00. Inclui as aulas com tradução simultânea, material didático em inglês e português, refeições no período do programa, hospedagem em apartamento single no período de 22 a 24 de março de 2012.

Hospedagem:
Hotel Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort
Av. Marginal do Empreendimento Aquiraz Riviera, s/n,
Praia da Marambaia, CEP 61.700-000, Aquiraz, Ceará.

Inscrição/seleção: Realizadas por meio do preenchimento da ficha de inscrição no site ww.iel.org.br/eduexecutiva

O número de vagas é limitado.

Os participantes são selecionados a partir das informações das fichas de inscrição.

Todos os dados serão mantidos em sigilo.

Outras informações

 

Instituto Euvaldo Lodi Núcleo Regional do Ceará - IEL/CE

Tel: (85) 3421-6520/ 3224-0868

Fax: (85) 3421-6507

E-mail: capacitacao-iel@sfiec.org.br

Edição anterior

 

A 1ª edição do programa Estratégias e Inovação nos Negócios foi realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, em uma parceria entre o IEL/RS, IEL/NC e a Wharton School, e foi desenvolvido para atender às demandas de executivos brasileiros. Participaram 42 executivos de 25 empresas.

A avaliação do programa foi excelente e indicou que os participantes adquiriram conhecimentos, habilidades e/ou insights pessoais em decorrência da experiência de aprendizagem. O programa foi recomendado a outras pessoas.

 

 

 


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