www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

10/10/2012

Programa SESI Matemática

Autor: FIRJAN
Iniciativa do Sistema FIRJAN, por intermédio do SESI Rio, o Programa SESI Matemática visa a melhoria do ensino da matemática entre os estudantes do ensino médio de todo o país, começando pelo estado do Rio.
SESI Matemática

Atualmente, o desempenho dos nossos jovens posiciona o Brasil longe das primeiras posições no ranking mundial de matemática (PISA 2009). A consequência prática desse baixo desempenho tem reflexo imediato no mercado de trabalho.
SESI Matemática


Pesquisa do Sistema FIRJAN, realizada em 2011, aponta que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, especialmente nas áreas ligadas às ciências exatas.

O SESI Matemática é uma metodologia que associa práticas educacionais modernas a tecnologia, para quebrar a resistência e antigos preconceitos de estudantes e professores. Esta iniciativa leva a uma mudança radical no ensino e no aprendizado da matemática.

A abordagem passa a ser amigável, instigante e atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando seu aprendizado. O SESI Matemática será levado a todas as escolas SESI e SENAI do Rio e também para todas as escolas públicas estaduais de ensino médio do Rio de Janeiro.

Alinhado ao currículo nacional do MEC, o Programa pretende contribuir na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais bem aprimorado, para estarem prontos para o competitivo mercado de trabalho.

Confira as iniciativas e atividades do SESI Matemática:  (transformar em arquivo PDF)

- Formação continuada de professores

Para instigar mudanças no ensino da matemática em sala de aula, o professor é a chave do sucesso. O SESI Matemática disponibiliza a formação continuada para o corpo docente em 13 módulos, com direito à certificação online do SESI. Leia mais

- Kits SESI Matemática

Todas as escolas participantes do Programa recebem, gratuitamente, um kit de matemática desenvolvido pelo SESI Rio, composto por materiais concretos, licença para games online de matemática, manual do docente e bibliografia básica.

- Sala SESI Matemática

Espaço físico propício à troca de conhecimentos para aprendizagem da disciplina e ambientado, de forma tecnológica, para produção e difusão de conteúdo. A Sala SESI Matemática será instalada em todas as escolas SESI Rio e em cerca de 10% das escolas estaduais de ensino médio do Rio, de forma gratuita.

A sala é composta pelo kit SESI Matemática, carrinho com 40 laptops, TV 42’’, projetor, lousa digital, quadro branco e mobiliário adequado.

- Games online de matemática

De forma pedagógica, leve e atrativa, o Programa oferece, gratuitamente, plataforma online com mais de 50 mil desafios em games educativos. Nos jogos, a matemática é apresentada em ações do nosso cotidiano e os professores, ainda, podem acompanhar a evolução dos estudantes, de forma integrada e em tempo real.

Os jogos contam com a parceria da empresa inglesa Mangahigh.

- Sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico

Para garantir a qualidade dos resultados, o SESI Matemática conta com um sistema de avaliação desenvolvido em parceria com o IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) – com acompanhamento pedagógico do SESI Rio – nas seguintes etapas:

- Sistema de avaliação diagnóstica e de impacto;
- Sistema de acompanhamento do desempenho de estudantes nos games online;
- Monitoramento do desempenho dos estudantes no SAERJ (Sistema de Avaliação de Educação do Estado do Rio de Janeiro);
- Sistema de acompanhamento de formação continuada de docentes;
- Supervisão pedagógica nas escolas participantes.

- Casa SESI Matemática

A Casa SESI Matemática será inaugurada em 2014 com exposições permanentes e temporárias. O IMPA irá colaborar com a Casa SESI Matemática na gestão do conteúdo técnico.
Últimas Iniciativas
06/12/2012 12:08 IFDM 2012
11/10/2012 09:53 Humanidade 2012
10/10/2012 17:51 SESI Cultural