SENAI e SESI iniciam cursos técnicos através do PRONATEC em Gurupi

Cursos terão a duração de um ano e meio, sendo que o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática acontece pela manhã e o Técnico em Segurança no Trabalho no período vespertino

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, juntamente com o Serviço Social da Indústria - SESI, em Gurupi, iniciam nesta segunda-feira, 06, dois cursos técnicos que serão realizados gratuitamente para 80 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Os cursos terão a duração de um ano e meio, sendo que o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática acontece pela manhã e o Técnico em Segurança no Trabalho no período vespertino. “O aluno terá que cursar o Ensino Médio num turno e, no outro, o curso Técnico, sendo, esta, uma ótima oportunidade de profissionalização gratuita e com qualidade para os alunos da rede pública estadual”, observa a coordenadora pedagógica do SESI, Francisca Marleide Ferreira dos Santos.

De acordo com o instrutor do SESI, Luso Soares Madureira, os cursos oferecidos não foram uma escolha aleatória, mas para suprir uma demanda já existente das empresas locais. “A oportunidade está sendo oferecida, mas o resultado final dependerá do esforço de cada aluno. Sabemos que os melhores irão se destacar e serão absorvidos primeiro pelo mercado de trabalho”.

Durante a aula inaugural da turma matutina, o aluno Lucas dos Santos Barbosa, 17 anos, mostrou-se animado. “Essa é uma grande oportunidade de ingressar num curso técnico de qualidade, agora é o momento de estudar e me preparar para o mercado de trabalho”. Denner Cayo Coêlho Barbosa, de 17 anos, disse estar feliz ao ingressar na instituição e que esta é uma oportunidade que o Governo está oferecendo de fazer um curso técnico onde, além da gratuidade, recebe o auxílio transporte, a alimentação, e ainda está sendo tramitado a possibilidade de recebermos uma bolsa estudo.

O SENAI oferece os cursos técnicos enquanto o SESI participa do Programa realizando o acompanhamento pedagógico (reforço escolar) dos alunos destes cursos em disciplinas como Matemática e Português.

A aula inaugural com a apresentação das equipes pedagógicas e apresentação do curso para turma de Segurança no Trabalho acontece a partir das 14h no SESI/SENAI Gurupi.

PRONATEC

É um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País oferecendo cursos gratuitamente por meio de parceiros-executores, como o SENAI. Nesta etapa do Programa no Tocantins, são oferecidas mais de 400 vagas, sendo 180 em Araguaína, 80 em Gurupi e 160 em Palmas.

Relacionadas

Leia mais

SENAI terá 96,9 mil vagas no Pronatec até o fim de 2015. Saiba como se inscrever!
Cursos Técnicos - PRONATEC
Ampliação do Pronatec aumenta produtividade da indústria e estimula crescimento do país, avalia presidente da CNI

Comentários