SENAI Sergipe é o terceiro mais qualificado do Nordeste

Apesar de ser o menor estado da federação e ter um orçamento menor por causa disso também, SENAI Sergipe conquistou ótimos resultados no PROADE 2011

Há quase sete décadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está em Sergipe oferecendo a população o mais alto nível no ensino da Educação técnico-profissionalizante de todo país. Começou suas atividades no Centro de Formação Profissional, hoje o Centro de Educação e Tecnologia Coelho e Campos, localizado na região central de Aracaju em 1946.

Daquela data até os dias de hoje, muita coisa mudou. A tecnologia avançou, as indústrias se instalaram em maior quantidade em nosso estado, surgindo até polos industriais e o SENAI sempre está a frente de seu tempo, oferecendo cursos sempre com a tecnologia mais avançada possível aos seus alunos. Para medir o nível de satisfação dos alunos e atestar a sua excelência no ensino profissional foi criado o Programa de Avaliação e Desempenho dos Estudantes (PROADE 2011), pelo Sistema De Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), que trouxe uma avaliação do curso técnico de nível médio em Eletroeletrônica ofertado pela instituição.

A avaliação tem como objetivo referenciar a elaboração de estratégias pedagógicas e de gestão, além de orientar na laboração do planejamento. O SENAI Sergipe, apesar de ser o menor estado da federação, e ter um orçamento menor por causa disso também, conquistou ótimos resultados no PROADE 2011. Sergipe foi o único estado, dentre os pesquisados, que obteve 100% de participação dos alunos.

O desempenho dos alunos sergipanos foi além da média do Nordeste, ficando em terceiro lugar na região e em sexto lugar no ranking nacional. Ficou a frente de grandes potências como Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco. Está num nível excelente de aprendizado. Não é a toa que anualmente, o departamento regional de Sergipe vem recebendo prêmios como o Educar-Se e tantos outros, pois há um esforço contínuo e conjunto para a melhoria contínua tanto do capital humano da instituição, através da capacitação de professores, da equipe pedagógica e do setor administrativo quanto da estrutura física e tecnológica das unidades, com os melhores equipamentos para o excelente nível de capacitação possível ser alcançado.

Mais do que nunca, o Brasil precisa de pessoas capacitadas. Um dos grandes entraves para o desenvolvimento industrial no país é a falta de uma mão-de-obra qualificada. A partir do Pronatec, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 2011, as pessoas terão essa chance de fazer um curso de qualificação profissional nas melhores escolas do país na área. Grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro, necessitarão de uma grande quantidade de profissionais para levantar as gigantescas e importantes obras para a realização destes grandes eventos.

O SENAI Sergipe e esse seu terceiro lugar no Nordeste e sexto em nível nacional, o credencia com uma escola de qualidade excelente, na condição das melhores dos estados mais ricos do país. E a certeza que os alunos que adentrarem as unidades da instituição é que dedicação, equipamentos de última geração e um ensino de qualidade não irão lhe faltar. Com tudo isso, só a sociedade sergipana tem a ganhar: profissionais de qualidade no mercado e uma escola de ensino técnico-profissionalizante de renome para dar orgulho aos sergipanos.

Relacionadas

Leia mais

Melhores desempenhos nas provas do SAEP foram premiados com medalhas
Alunos do SENAI de Sergipe disputam etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento
SENAI está com matrículas abertas em cursos no Mato Grosso, Sergipe e Tocantins

Comentários