Presidente da Fiep conhece Senai da Bahia

"O que estamos vendo aqui será muito útil para aplicarmos no Paraná neste grande investimento que faremos para oferecer cada vez mais serviços de qualidade às nossas indústrias”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, e uma comitiva do Senai do Paraná estão visitando esta semana a unidade do Senai Cimatec – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia, com sede em Salvador, na Bahia. O Centro é referência na formação de profissionais qualificados para atuar em processos industriais automatizados, com alcance em áreas de ponta.

“Estamos conhecendo melhor este centro de referência do Senai. O que estamos vendo aqui será muito útil para aplicarmos no Paraná neste grande investimento que faremos para oferecer cada vez mais serviços de qualidade às nossas indústrias”, disse Campagnolo.

Instituto Senai de Inovação – Durante a visita, Campagnolo também participou de uma reunião para definir os detalhes da implantação dos Institutos Senai de Inovação (ISI). Anunciado no início deste ano, o Senai irá investir R$ 1,9 bilhão em 23 ISIs em todo o Brasil, dentro do Programa Nacional de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, uma iniciativa do Senai Nacional, com apoio do BNDES.

O Paraná terá um instituo de inovação em eletroquímica que está na lista dos oito ISI’s a serem implantados na primeira etapa. O investimento no Estado soma R$ 178 milhões. Serão implantados, em três anos, sete institutos de tecnologia, um instituto de inovação e oito novos centros de formação profissional. Já estão sendo preparados para iniciar a atuação os institutos de tecnologia de Arapongas (que atuará na área da madeira e mobiliário), o da Cidade Industrial de Curitiba (meio ambiente), e o de Londrina (Tecnologia da Informação).

Também já estão definidos os centros de formação profissional de Marechal Cândido Rondon (que formará profissionais para as áreas de metalmecânica, eletromecânica, gestão e logística), São Mateus do Sul (para as áreas de alimentos e bebidas, construção, eletroeletrônica, metalmecânica e química) e de São José dos Pinhais (gestão, logística, metalmecânica, plásticos e polímeros).

O ISI do Paraná tem foco na área de eletroquímica, com atuação transversal a outras áreas de conhecimento. Ele comporá a rede formada por todos os institutos de inovação, atendendo a demanda não só do setor industrial paranaense, mas de todo o Brasil.

Relacionadas

Leia mais

Máquina desenvolvida no Senai Paraná é solução inédita para resíduos industriais
Aplicativo de competidores do SENAI no Paraná chama a atenção de investidores
Paraná terá três competidores top one na Olimpíada do Conhecimento

Comentários