Oficinas encerram programação do Inova Moda Ciclo 3

De acordo com a técnica do SENAI Raimunda Oliveira, a ficha técnica, além de conferir mais agilidade no desenvolvimento da produção, torna-se importante para que o empresário saiba o valor final do produto

O Inova Moda Ciclo 3, realizado pelo SENAI e parceria do SEBRAE, com o apoio dos Sindicatos do Vestuário do Piauí, encerrou nesta quarta-feira (27/05) com a oficina de elaboração da ficha técnica, promovida no auditório da FIEPI e ministrada pelo consultor do SENAI Goiás, Rômulo Ribeiro.

De acordo com a técnica do SENAI Raimunda Oliveira, a ficha técnica, além de conferir mais agilidade no desenvolvimento da produção, torna-se importante para que o empresário saiba o valor final do produto. "Dentro dessa oficina, os alunos podem saber sobre a utilização de cada material, colocar os encargos, juntar isso e colocar o preço", comentou.

O consultor Rômulo Ribeiro disse que "na ficha técnica, o profissional define todas as especificações do produto e, a partir daí o produto será confeccionado obedecendo a uma sequência operacional. Depois disso, faz-se uma análise de cada etapa e quanto tempo se gasta para produzir. Dessa forma, o profissional pode sugestionar mudanças para melhorar esse processo, por isso a importância da ficha técnica", explicou.

A aluna empresária Maria de Jesus, da Kalise Moda, disse que a oficina mostrou que a ficha técnica é importante para saber quais materiais serão usados no processo e o tempo que se gasta, como também estar atentos aos detalhes. "Todo o ciclo de palestras vai auxiliar os participantes no conhecimento em todas as etapas do desenvolvimento de uma peça e de uma coleção", afirmou.

Ontem (26) os mesmos participantes participaram da Oficina “Olhar da Forma” (Modelagem) realizada no laboratório do setor de moda da Uninovafapi. Essa Oficina teve como objetivo o desenvolvimento de uma técnica inovadora que valoriza a sustentabilidade e trata do Zero Owaste (zero desperdiço), evitando o maior número de extravagância da matéria prima.

Conforme a consultora da Oficina, Solange Ribeiro durante a realização foram promovidas atividades práticas estimulando o uso do processo criativo no desenvolvitos de produtos como foco na modelagem trabalhando o desperdiço zero.

No total foram realizadas quatro oficinas dentro das ações do Projeto Inova Moda Ciclo 3. Laboratório de “Criativação”, e “Desenvolvimento de Produto” iniciaram a série. Em junho as cidades de Campo Maior, Piripiri e Parnaíba recebem a palestra e o lançamento do caderno do Inova 2016.

Relacionadas

Leia mais

Inova Moda Ciclo 4
Alunos do SENAI brilham em noite de moda no Museu do Amanhã
Escolas do SENAI abrem as portas com palestras e oficinas gratuitas

Comentários