Consultor do COEMA divulga metodologia para Implantação de Educação Ambiental nas Empresas

Metodologia “Avaliação da Percepção Ambiental como Pré Diagnóstico para Definição de um Programa de Educação Ambiental” já vem sendo aplicado em algumas empresas do Brasil

O interesse das empresas paraibanas em implantar práticas sustentáveis, identificado a partir de pesquisas realizadas pelo SENAI, acabou levando o Núcleo de Serviços Ambientais da instituição a buscar instrumentos que favoreçam esse processo.

No período de 20 a 27 de julho, o SENAI com o apoio do Consultor Ambiental, Roosevelt Fernandes, integrante do Conselho Temático de meio Ambiente da CNI, o SENAI esteve apresentando para empresários de João Pessoa e Campina Grande um instrumento que vai auxiliar o processo de implantação da Educação Ambiental nas indústrias do Estado.

A metodologia “ Avaliação da Percepção Ambiental como Pré Diagnóstico para Definição de um Programa de Educação Ambiental” já vem sendo aplicado em algumas empresas do Brasil, e o Consultor explica o seu diferencial, “ A proposta dessa metodologia é transferir para as empresas, um instrumento no qual o programa de educação ambiental seja fundamentalmente baseado em dados específicos da própria empresa, a ideia é acabar com a venda de pacotes  únicos  de educação ambiental para as empresas”, destacou Roosevelt.

O Consultor explica que para implantar um Programa de Educação Ambiental numa empresa é é preciso conhecer o perfil de percepção ambiental dos colaboradores e da direção. “ Só depois de identificar essa percepção, conseguimos identificar as lacunas de conhecimento que precisam ser preenchidas, e sabemos que elas não são uniformes. Só depois de nivelarmos o conhecimento vamos saber qual o tipo de intervenção, qual a ação direta que deverá ser feito na área de educação ambiental”, lembrou.

Há mais de 20 anos aprendi no Japão que a percepção ambiental como ferramenta de gestão é uma realidade faz muito tempo, o MEC utilizou duas vezes essa metodologia, hoje o Ministério do Meio ambiente, já estive aplicando essa metodologia em Portugal, Moçambique, Espanha, então hoje é um fato consumado é o caminho.

Com mais de trinta anos de experiência em Educação Ambiental, Roosevelt afirma que a implantação de programas de educação ambiental é uma realidade nas empresas de grande porte, mas nas micro e pequenas falta percepção sobre a relevância do tema, e ai o SENAI tem um papel importante nesse processo. “Nas grandes empresas esse assunto é tocado com tranqüilidade, mas nas médias e pequenas há um distanciamento da necessidade da visão ambiental, e ai entra o SENAI fazendo o papel dele atuando em rede e oferecendo consultorias e Serviços Técnicos e Tecnológicos específicos para atender as demandas das empresas”, disse.

Capacitação para Consultores e Agentes de Mercado

Nos dias 26 e 27/07, o Consultor esteve no Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, em Campina Grande capacitando um grupo de Consultores e Agentes de Mercado do SENAI da Paraíba, para Implantação do Programas de Educação Ambiental nas Empresas.

A proposta foi preparar a equipe para entender como a metodologia deve ser aplicada, e a importância de elaborar programas baseados na realidade de casa empresa. A ação é resultante da parceria do Núcleo de Serviços Ambientais do SENAI/PB com apoio da Unidade de Tecnologia – UNITEC.

“Temos que virar  gradativamente a página da educação ambiental do século XX, para o século XXI, e nessa mudança não vamos mais partir de programas enlatados prontos, vamos partir de enlatados que nós mesmos vamos criar a lata , preparar o conteúdo e colocar dentro, e quando for vender o produto será de encomenda daquela pessoa que vai comprar” frisou Roosevelt.

Rede SENAI Meio Ambiente

A Rede SENAI Meio Ambiente é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI, mas está presente em todo o Brasil, e é coordenada pelo SENAI da Bahia. Através da Rede, o SENAI oferece consultoria elaborando diagnósticos com base em modernas metodologias, identificando ameaças e oportunidades e ajudando a implantar projetos e processos mais eficientes nas empresas.

São oferecidos pela Rede diversos serviços, entre eles, Consultoria em Meio Ambiente, Monitoramento, Licenciamento e Diagnóstico Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Implantação de Sistema de Gestão Ambiental e Integrado, Programa de Educação Ambiental, Auditoria Ambiental, além de Plano de reuso de Efluentes Líquidos, Georeferenciamento de Dados e Caracterização de resíduos sólidos.

Informações adicionais sobre a atuação do SENAI na área de Meio Ambiente podem ser obtidas no site: www.senai.br/meioambiente ou através dos telefones: (83)  3182 5507/3182 5518.

Relacionadas

Leia mais

FIEP assina acordo para promoção do desenvolvimento sustentável na Paraíba
Projetos ligados à sustentabilidade e à inclusão social vencem Inova SENAI
Conselho de Meio Ambiente da CNI debate gestão hídrica e mudanças climáticas

Comentários