Fiemt assina Termo e se compromete com programa de medidas de combate à corrupção do governo de MT

O termo integra o programa de compliance, direcionado às empresas privadas que contratam o Governo estadual, elaborado pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC)

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, assinou nesta sexta-feira (13/05), o Termo de Compromisso com a Integridade, em cerimônia ocorrida no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O termo integra o programa de compliance, direcionado às empresas privadas que contratam o Governo estadual, elaborado pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC). Em função do programa, na ocasião o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, assinou o Decreto 572/2016, que acrescenta ao Decreto 7.217/2006 disposições que tornem obrigatórias a inserção de cláusulas anticorrupção aos contratos de aquisições de bens, contratações de serviços e locações de bens do poder executivo estadual.

“Esta é a primeira reunião que estamos fazendo com os empresários da construção, agradeço aos presidentes dos Sindicatos e da Federação das Indústrias. Estamos vivendo um momento diferente no Brasil, o combate à corrupção tem que existir. Mas, antes de combater, nós temos que prevenir. E esta cláusula contratual vai trazer para dentro dos contratos este compromisso de integralidade e honestidade. Tenho certeza que estamos dando hoje um passo muito importante”, disse o governador. Ele destacou a contribuição dos empresários para a geração de renda do Estado. “No Brasil vivemos um estado capitalista, a iniciativa privada é um princípio da República, ganhar dinheiro não é crime. Nós, os empresários e o Estado, estamos em uma comparsaria, num concurso de pessoas, em uma cumplicidade para que possamos acabar com a corrupção”, afirmou.

O presidente do Sistema Fiemt destacou a atuação da instituição para reforçar a cultura anticorrupção. “Essa é uma defesa da Fiemt. No ano passado realizamos, junto com o GTCC, o seminário de compliance e foi um sucesso. Há um tempo, o chefe da CGU aqui do Estado nos apresentou a apostila do Maurício de Souza que trata da corrupção, para adotarmos nas escolas. Dentro da Confederação Nacional da Indústria batalhei para conseguir o patrocínio dessas apostilas, que foi aprovado e distribuído pelo Sesi para o Brasil todo. Para Mato Grosso veio um número suficiente para atender todas as escola. O Estado e o município deveriam ter a disciplina nas unidades escolares para ensinar as crianças o mal que a corrupção faz no Brasil. É importante pensar na construção de um futuro diferente”, disse Milan.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Pesada (Sincop-MT), Alexandre Schutze, garantiu estar empenhado em promover a cultura anticorrupção. “Na última terça-feira estive com os nossos associados para falar sobre compliance, e há uma pré-disposição de todos para institui-lo dentro de suas empresas. O mais importante disso tudo é o compromisso do governo de também investir nisso, porque para dar certo é preciso que a administração funcione 100%. O governador pode contar conosco, porque este governo tem que dar certo”, disse Schutze, que também assinou o Termo de Compromisso com a Integridade junto com presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Julio Flávio Campos de Miranda.

Na cerimônia, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, destacou a importância de se ter planejamento, projeto, preço, parceria e pessoas para melhoria das obras. “Compliancetrata-se de pessoas: são funcionários, são empresários. Precisamos ter pessoas capacitadas, pessoas certas no lugar certo. Precisamos realmente educa-las sobre o que é corrupção. Tenho certeza que iniciaremos uma nova fase, os contratos serão ajustados e as clausulas serão incluídas. Mas, o mais importante, é a confiança. O decreto vai dar um norte, mas ele será perseguido e alcançado por nós trabalhando em parceria”, disse Duarte. Também participaram da cerimônia a secretária do GTCC, Adriana Vandoni, e o secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto.

Relacionadas

Leia mais

Fiemt é destaque nacional pelo Programa de Desenvolvimento Associativo

Comentários