Emoção marca formatura do Ensino Médio nas escolas do Sesi-MT

“Queremos que eles se tornem cidadãos de bem e conscientes", diz a coordenadora regional de Educação e Cultura do Sesi-MT, Cíntia Silva

“No dia em que me aceitei como negra me senti acolhida pelo Sesiescola e este é o principal diferencial desta escola. Lá é o lugar onde nós estudantes nos sentimos seguros, pois estamos rodeados de pessoas confiáveis que deixam os dias mais alegres”. Este relato, carregado de emoção e vitória, foi dado pela aluna do Sesiescola Várzea Grande, Bruna Ferreira, 17 anos, durante a formatura de Ensino Médio, realizada nesta semana, no Sesipark. Ela faz parte dos 57 alunos que participaram da cerimônia realizada pelas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em Cuiabá e Várzea Grande.

“Hoje é um dia de lembranças e também de lágrimas de orgulho, alegria e esperança. O tempo não para e no futuro lembraremos como este ano foi perfeito. Daqui para frente vou em busca do meu sonho, que é ser repórter e viajar pelo mundo”, diz Bruna, que começou a estudar no Sesiescola após seu pai, Carlito do Nascimento, receber a indicação de um amigo. “Escolhi o Sesiescola para a Bruna estudar, pois me falaram da qualidade do ensino, que concluí ser realmente muito bom”, conta orgulhoso o funcionário público federal, de 55 anos.

Formanda da turma de Cuiabá, Nadyne Paes Ferreira, de 17 anos, revela que formou sua segunda família na escola, com os alunos e professores. “Nas outras escolas o tratamento é muito diferente. Aqui não somos apenas um número e sim um ser humano”, conta ela, que destaca ainda os desafios e benefícios do Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (Ebep), modalidade oferecida pelo Sesi-MT em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). “Nestes três anos enfrentamos o calor e ônibus lotados para chegar no horário ao Senai e valeu a pena, pois todos aqui sabem que irão colher os frutos no futuro por conta deste curso técnico”.

Nadyne ainda deixa uma mensagem de otimismo para os colegas na nova fase que se inicia. “Este é um dia muito alegre que vai ficar marcado nas nossas vidas como o fim de uma jornada e agora as expectativas giram em torno da faculdade, do primeiro emprego e dos novos desafios. E se tem uma coisa que aprendi nesta escola foi que o sonho compensa e vale a pena lutar por ele. Por isso, independente do cansaço, persistam, pois o futuro será brilhante para todos nós. Tenho certeza disso”, destaca a futura psicóloga.

Para a mãe de Nadyne, Nádia Paes, 49 anos, no Sesiescola sua filha teve a oportunidade de crescer. “Ela estuda aqui desde 2002 e neste ano ela ganhou a viagem para os Estados Unidos para aperfeiçoar o inglês, tudo isso gratuito, pelo Conexão Mundo. Onde mais ela conseguiria isso? Só aqui mesmo e isso nos alegra muito”, ressalta a assistente de administração.

A coordenadora regional de Educação e Cultura do Sesi-MT, Cíntia Silva, explica que as unidades do Sesiescola preparam os estudantes para o Ensino Superior, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para a vida. “Queremos que eles se tornem cidadãos de bem e conscientes. Por isso, o Sesi trabalha com a valorização do ser humano, respeito, solidariedade e afetividade, com projetos e vivências que permitem aos alunos o contato com a teoria e a prática. Nós conhecemos os alunos e suas histórias, além de manter vínculo com a família. O respeito às diferenças e ao individual nos faz ir além de um ranking de aprovados, pois nos permite participar ativamente da formação de profissionais com valores sólidos para uma nação que atualmente sofre as consequências da falta de valores”, avalia.

Matrículas

As matrículas para o ano letivo de 2016 nas escolas do Sesi estão abertas até o dia 18/11. Para mais informações, ligue: Sesiescola Cuiabá: (65) 3648-7830(65) 3648-7830 e Sesiescola Várzea Grande: (65) 3685-2311(65) 3685-2311.

Relacionadas

Leia mais

Robótica, programação e o pensamento computacional na Educação
SENAI é reconhecido pelo Google como referência no uso de tecnologias educacionais
SENAI promove tecnologia automotiva de ponta no Brasil

Comentários