Empresas de MT terão consultoria para aplicação da Norma de Desempenho no canteiro de obras

Trabalho de consultoria teve início nesta terça-feira (13), na Escola Senai da Construção, no Distrito Industrial de Cuiabá

Seis empresas da indústria da construção em Mato Grosso terão consultoria dentro do canteiro de obras de como aplicar a Norma de Desempenho nas suas edificações habitacionais. Esse trabalho teve início nesta terça-feira (13), na Escola Senai da Construção, no Distrito Industrial de Cuiabá, com um workshop voltado a profissionais escolhidos pelas empresas participantes. São engenheiros, arquitetos, técnicos e orçamentistas da CX Construções, Construtora Lopes, Embracon, Lotufo, Gerencial e São Benedito que estão conhecendo o Programa de Adequação de Processos para Atendimento à NBR 15575:2013 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

O programa foi concebido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai/BA) e trazido para o Estado, através de uma parceria com o Senai/MT, em atendimento a uma demanda solicitada pelo Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT). O workshop, que vai até esta quarta-feira (14), tem como profissional responsável, a engenheira civil Priscila Freitas. Ela é professora e mestranda pela Faculdade de Tecnologia SENAI/CIMATEC, em Salvador (BA).

Priscila tem larga experiência na implantação da NBR  em empresas de projetos e construção, bem como na construção e composição de laboratórios de Sistemas Construtivos da Unidade CIMATEC. Além de qualificar os profissionais das empresas, Priscila Freitas vai capacitar o corpo docente do Senai/MT que irá dar prosseguimento ao trabalho fazendo o acompanhamento da consultoria no canteiro de obras das empresas participantes da capacitação no Estado.

A engenheira civil Sheila Marcon, assessora técnica do Sinduscon/MT, explica que desde que a revisão da Norma de Desempenho entrou em vigor as construtoras associadas à entidade manifestavam a vontade de entender como seria a sua aplicação nos projetos que devem apresentar os requisitos e critérios definidos pela NBR.

“Na prática, essa consultoria vai tornar apta a empresa participante a aplicar a Norma de Desempenho em todas as etapas do empreendimento, da concepção à entrega. Isso é importante porque desde que a norma entrou em vigor todas as construtoras precisam atender os requisitos e critérios estabelecidos pela norma regulamentadora. Diante de um mercado que ainda tem muitas dúvidas sobre ela, essa é a oportunidade para que as empresas invistam na capacitação do seu corpo técnico”, destaca Sheila Marcon.

A gerente da Escola Senai da Construção,  Mozara Zasso Spencer Guerreiro, conta que a demanda por essa consultoria para atender a indústria da construção no Estado surgiu logo após a realização de um Seminário, em Brasília, sobre os dois anos da Norma de Desempenho, ocasião, em que o Sinduscon/BA lançou um projeto-piloto onde cinco Estados seriam atendidos com uma consultoria, a mesma que a agora chega a Mato Grosso. Ela enfatiza que além da capacitação, o treinamento também passa pela gestão da assistência técnica nas empresas, pela garantia da Vida Útil de Projeto (VUP).

“Esse trabalho deve durar de seis a oito meses. É um treinamento que representa uma grande oportunidade para essas empresas participantes porque a gente vai até elas. E além de contribuir para o cumprimento da norma, vai estimular a competitividade na indústria”, afirma gerente.

Norma de Desempenho – A ABNT NBR 15575:2013 foi publicada em fevereiro deste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e entrou em vigor dia 19 de julho de 2013. O texto institui nível de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os elementos principais (como estrutura, vedações, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura) de toda e qualquer edificação habitacional. 

Na prática, a Norma de Desempenho traduz necessidades humanas em requisitos técnicos ao estabelecer níveis mínimos de desempenho ao longo da vida útil do imóvel residencial.

Relacionadas

Leia mais

Empresários de Campo Grande (MS) comemoram abertura da Escola SENAI da Construção
VÍDEO: Escola SENAI Waldemiro Lustoza, em Manaus, tem parceria com Yamaha para capacitar e desenvolver jovens e mecânicos
Barco escola SENAI Samaúma I leva educação a moradores do Amapá

Comentários