Estudantes do Senai-MT se prepararam para o WorldSkills

A competição, que ocorre pela primeira vez na América Latina, contará com 1300 estudantes de 70 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul

Quatro estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) disputam duas vagas na maior Olimpíada de Educação Profissional do Mundo (WorldSkils 2015). A competição, que ocorre pela primeira vez na América Latina, contará com 1300 estudantes de 70 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. O evento é uma vitrine de talentos e os melhores colocados têm vaga garantida nas mais importantes empresas/indústrias do país.

O torneio simula, com o máximo de realismo possível, desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Para isso, os jovens precisam demonstrar habilidades técnicas individuais e coletivas na execução de tarefas específicas para cada uma das 46 ocupações. O evento não apenas testa os conhecimentos técnicos, como permite a troca de experiências entre os futuros profissionais. “São estudantes de 17 a 23 anos que possuem uma bagagem técnica que um profissional muitas vezes leva anos para conseguir”, diz o delegado técnico da Olimpíada do Conhecimento (OC) do Senai-MT, Willian Pacheco.

Eles representam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais. De acordo com o gerente de competições do Senai, José Luís Leitão, a escolha de Mato Grosso pelo Departamento Nacional para participar, pela primeira vez, da competição se deve a instituição possuir um centro de excelência em Construção Civil, a Escola Senai da Construção, localizada no Distrito Industrial em Cuiabá, que é referência para todos os Senais do país.

“Acreditamos no potencial da unidade e temos certeza de que a equipe técnica possui totais condições de formar alunos altamente competitivos”. Os quatro estudantes de Mato Grosso competem em uma modalidade ainda nova no WorldSkills, a Construção de Moldes para Concreto. Para isso, contarão com uma máquina de alta tecnologia muito difundida na Europa e que poderá ser integrada à grade curricular dos cursos em Cuiabá. “Esse é o papel do Senai, formar profissionais que detenham o conhecimento dentro das reais necessidades de uma indústria moderna e competitiva”.

Segundo Pacheco, a tecnologia que eles estão utilizando ainda não é usual na indústria da área da Construção Civil de Mato Grosso. Ela permite a construção de casas de até 70 metros em poucos dias, reduzindo custos com qualidade.  “Acredito que o valor mais importante é a transferência de conhecimento da WorldsKills para as salas de aula, garantindo que nossos estudantes tenham a condição de ser capacitados no que há de mais recente no mercado, fazendo assim a diferença na indústria”, pontua.

Em 2014, oito estudantes do Estado receberam medalhas e certificados de excelência durante a Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento. Entre as áreas de destaque esteve Robótica Móvel, Manufatura, Costura Industrial, Panificação, Paisagismo, Tecnologia da Informação e Segurança no Trabalho.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que o Brasil ficou em 2º lugar na WorldSkills
VÍDEO: Brasil é vice-campeão do mundo em educação profissional
Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo

Comentários