Alunos do Conexão Mundo viajam neste sábado para os EUA

Realizado pela primeira vez em Mato Grosso, o ‘Conexão Mundo’ reuniu ao todo 56 estudantes, dos quais 36 alcançaram a média 7 e receberam certificados

Após cinco meses de estudos, por meio de plataformas digitais e aulas presenciais, chegou a hora de praticar o inglês. Neste sábado (17/01), três alunos do projeto de intercâmbio ‘Conexão Mundo’, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), em parceria com a US-Brazil Connect, viajam aos Estados Unidos, onde irão estudar inglês, durante 15 dias.

Realizado pela primeira vez em Mato Grosso, o ‘Conexão Mundo’ reuniu ao todo 56 estudantes, dos quais 36 deles alcançaram a média 7 e receberam certificados. Destes, somente três foram premiados com a viagem, por apresentarem melhor evolução durante o processo de ensino.

Ricardo Henrique da Costa Maciel, de 16 anos, Karina Mascarella, de 17 anos, e Larissa Sobrinho Aniceto, de 15 anos foram os alunos com o melhor desempenho no decorrer do projeto e, além de aulas de inglês, farão uma imersão na cultura americana ao conviver com hosts families (famílias que hospedam) e visitar escolas, universidades, museus, entre outros, tudo para praticar o que aprenderam.

De acordo com a coordenadora da Unidade Estratégica de Cultura e Educação do Sesi-MT, Cíntia Silva, dois fatores são favoráveis aos alunos: o fato de já conhecerem a família com quem irão passar o período e a presença da coordenadora do programa ‘Conexão Mundo’ em Mato Grosso, Lucimara Polisel Gonçalves, que os acompanhará.

“Os alunos ficarão na casa dos instrutores americanos – Becky Roberts e Finch Roberts – que estiveram em Cuiabá. Esta familiaridade certamente contribuirá para desenvolver a fluência, pois dará mais segurança”, explica a coordenadora.

Para Karina, a oportunidade de conhecer outra cultura é a realização de um sonho e o fato de conhecer os instrutores, de fato, permitirá praticar sem receio. “Estou muito contente de poder viajar para os Estados Unidos e aprender mais sobre uma nova cultura. Na escola só tinha o básico do inglês e o programa me proporcionou conhecer de fato a língua e suas regras, além da oportunidade de poder praticar com pessoas de outros países. Agora quero aprender mais”, conta a estudante.

Conexão Mundo

Para fazer parte do programa os alunos precisavam estar matriculados no Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (Ebep), modalidade oferecida nas turmas do Ensino Médio do Sesiescola de Cuiabá e Várzea Grande desde 2011, em parceria com o Senai-MT.

Ao todo, foram 340 horas de estudo. No conforto de casa, eles praticaram o idioma e ainda se divertiram em aulas pelo Facebook e hangouts (bate-papos com webcam pelo Google). Depois dos dois primeiros meses, na segunda etapa, os monitores americanos vieram ao Brasil para dar aulas presenciais por um mês, período de férias dos brasileiros. Neste tempo foram realizadas dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns do mercado de trabalho. A terceira e última etapa seguiu com mais dois meses de aulas pela internet.

Os monitores americanos são estudantes de colégios profissionalizantes, congêneres do Senai, nos Estados Unidos e são selecionados pela ONG US-Brazil Connect, parceira do Sesi e do Senai. Os alunos americanos são voluntários e estão numa faixa etária próxima dos alunos brasileiros. São jovens falando e trabalhando com jovens.

Relacionadas

Leia mais

Ex-aluno do Conexão Mundo é selecionado para o programa Ciência sem Fronteiras
Mais de 200 monitores americanos do Conexão Mundo chegam ao Brasil para 2ª etapa do programa
Programa de inglês do SESI e SENAI, Conexão Mundo abre portas para o mercado de trabalho

Comentários