Sesi-MT realiza encontro para debater saúde e segurança do trabalhador da indústria

A melhoria da qualidade de vida do trabalhador pode trazer benefícios consideráveis para o aumento da produtividade

Reduzir o número de acidentes de trabalho tem sido uma das metas de organizações e instituições que desenvolvem ações para melhorar a qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, aumentar a produtividade. Ainda hoje, milhares de pessoas morrem em todo mundo vítimas de acidentes de trabalho, sendo que Mato Grosso registra um grande número de ocorrências. Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), são 20 mortes por ano para cada 100 mil habitantes. Mesmo diante de números considerados alarmantes, muita coisa vem sendo feita para mudar esta realidade. Uma dessas ações é promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), instituição do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), que realiza o Protege - Seminário de Saúde e Segurança do trabalho voltado para profissionais e estudantes que atuam no setor industrial.

A 2ª edição do Protege será realizada nos dias 16 e 17 de outubro, no salão de eventos do SesiPark, em Cuiabá, das 08 às 18h. Segundo os organizadores do evento, um público de 400 pessoas está sendo esperado entre engenheiros de segurança, enfermeiros, médicos, técnicos de segurança, estudantes e profissionais das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Saúde. Serão realizadas várias palestras sobre saúde e segurança do trabalho, com os seguintes temas: O ESocial e a Gestão de Mudanças na Segurança e Saúde no Trabalho; Stress Laboral - Identificação e Prevenção; Gestão de documentos em Segurança e Saúde no Trabalho (SST); Ergonomia aplicada ao trabalho; Nanotecnologia - Os Riscos da Tecnologia do Futuro e seus impactos na saúde e meio ambiente; NR12 - Segurança para máquinas industriais; NR36 – Nova norma para o setor de frigoríficos.

O diferencial deste ano será a mesa redonda, que ocorrerá no segundo dia do seminário, a fim de discutir as principais causas e medidas adotadas para evitar acidentes de trabalho no setor industrial. Farão parte da mesa redonda o auditor da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), Amarildo Borges, o juiz Paulo Brescovici, que é coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), presidido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), e o médico doutor em Saúde Coletiva, Wanderley Pignati. “Queremos promover um debate profundo sobre a saúde e segurança do trabalhador da indústria”, afirma o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan.

As inscrições para participar do evento estão abertas e os interessados devem se inscrever pelo hotsite www.sesimt.org.br/protege. O valor é de R$ 50,00 para estudantes e trabalhadores da indústria, para os demais participantes o custo é de R$ 100,00. Nos dois dias, o Protege tem início às 8h e término às 18h, com entrega de certificado. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 65 – 3611-1653.

Relacionadas

Leia mais

TRT reconhece Sesi-MT pelos serviços de Saúde e Segurança no Trabalho
Emoção marca formatura do Ensino Médio nas escolas do Sesi-MT
Ibram divulga os vencedores do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho

Comentários