Senai-MT arrebanha duas medalhas de ouro e consagra marco histórico na Olimpíada do Conhecimento

Representantes do estado deram um passo importante no caminho para a carreira profissional. Objetivo é participar da Wordskills, maior competição de Educação Profissional do mundo

Lágrimas, abraços e muita comemoração. A grande final da maior competição de Educação Profissional das Américas – Olimpíada do Conhecimento - certamente ficará gravada para sempre na vida de, pelo menos, cinco estudantes de Mato Grosso. Depois de quase dois anos de treinamento e muita espera, eles subiram ao palco do Minas Tênis Clube, na noite deste domingo (07/09), para receber as tão sonhadas medalhas de reconhecimento. Foram dois ouros, duas pratas e um bronze, além de três monções honrosas.

Mais do que medalhas, estes jovens deram um passo importante na busca pela carreira profissional. A partir de agora, os vencedores partem para uma nova etapa de treinamento. O objetivo deles é chegar a Wordskills – maior competição de Educação Profissional do mundo – que em 2015 será em São Paulo.

A competição de 2014 representou não apenas um marco na vida de cada estudante, mas um legado importante na história do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Esta foi a primeira vez que o estado conquistou medalhas de ouro na competição. A cerimônia foi acompanhada pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Jandir Milan. Para ele, depois de tanta espera, o reconhecimento da OC vem selar um novo momento na Educação Profissional de Mato Grosso.

“Nos orgulha muito ver o trabalho que foi feito e este resultado tão importante agora. Nossos gestores, professores, estudantes, toda a equipe que trabalhou para isso está de parabéns”. Ele falou ainda sobre o impacto destas conquistas para a indústria do Estado. “Quando você tem alunos qualificados, a indústria produz mais, a qualidade de vida melhora, assim como salários e carreira. Todos saem ganhando”.

A competidora Jaqueline Rodrigues, da modalidade panificação para Pessoas com Deficiência, foi o grande destaque da noite. Além do ouro, ela conquistou o título de ‘Melhor competidora do Estado’, dando o exemplo de que para quem tem um objetivo nada é difícil. “Graças ao Senai eu consegui treinar, praticar, e agora ganhar estas duas medalhas. Foi ótimo, estou muito feliz por ter conhecido tantas pessoas que me ajudaram e apoiaram. Agora, quero fazer mais cursos e me tornar uma profissional para montar meu próprio negócio”, pontua.

Com talento, criatividade e muita força de vontade, o que eles buscam agora são oportunidades. O estudante de Costura Industrial, Pedro Severino, é um exemplo disso. Ele trabalhou muito e agora tem nas mãos a medalha de ouro do torneio. “A Olimpíada é uma superação e eu queria muito levar a medalha de ouro para Mato Grosso, porque eu queria mostrar a garra dos surdos. Eu sofri muito e tive de ter muita garra e muita persistência, e eu lutei muito até o fim. Sei que isso tem um significado não apenas para Mato Grosso, mas para o Brasil”.

“Foi mágico para mim. Eu nem imaginava, meu coração foi a mil e eu subi no palco com todo o gás. Valeu a pena todo o treinamento, foco e dedicação. Todos deveriam tentar e buscar com toda garra pelo resultado”, garante o competidor de Robótica Móvel, Samuel Aminadabe, que levou a prata junto com o companheiro de prova, João Vitor de Souza. Ele revelou que de início a Olimpíada parecia um sonho distante, e hoje ela é completamente real. “Acho que o essencial para alcançar essa conquista foi sonhar. Como a gente não teve pé no chão, como a gente acreditou, continuou o treinamento e nos dedicamos, o resultado foi consequência”.

O trio da ocupação Manufatura Integrada também estava radiante. José Eduardo Silva, Thiago Lima e Wederson Duarte superaram as próprias diferenças e, com o melhor de cada um, realizaram a prova com sucesso. É deles a medalha de prata. “Estou muito emocionado. Foram dois anos de trabalho, manhã, tarde e noite. Desde o início a gente se esforçou para chegar ao primeiro lugar. Estamos muito felizes”, disse Silva.

Segundo Lima, a medalha não foi fácil: “Lutamos até o fim para conseguir ela”. Para ele, a partir do momento em que o grupo conseguiu superar as diferenças, tudo aconteceu naturalmente, e o resultado veio também. Wederson Duarte dedicou a medalha não apenas ao esforço da equipe: “Dedico ao esforço de todo mundo. A minha família, meus amigos, pela união de todos. Mais do que isso, eu vou dividir com todos dos Senai”.

Pela primeira vez na Olimpíada do Conhecimento, a ocupação de Jardinagem e Paisagismo também fez bonito e arrematou a medalha de bronze na competição. “É a melhor sensação do mundo”, relata Vanessa de Lourdes da Silva. Ela conta que seu objetivo agora é ser professora na área para garantir que outros estudantes tenham a mesma oportunidade. “Não tem explicação este momento. Eu quero ajudar mais pessoas a chegarem até aqui”, conta a jovem Vanessa.

Ao lado de Wenderson Campos de Oliveira, eles fizeram uma das provas mais duras no que se refere a resistência física e agilidade. "Estou muito feliz por mim e pela Vanessa. Agradeço por tudo, por ter tido a oportunidade de chegar até aqui e, mais do que isso, pelas dificuldades e os empecilhos que tivemos de superar no caminho para esta medalha. Tudo isso foi importante para o nosso crescimento”.

Receberam certificados de Excelência os estudantes Jean Peterson Tavares, de Tecnologia da Informação para Cegos, Heliasmyne Asthilien, de Segurança no Trabalho e Luan de Castro Aleixo, na ocupação Soluções em Software. A diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, caracterizou a premiação como um momento pleno de felicidade.

“Esse número de medalhas foi o maior que nosso Estado já teve. A Olimpíada é o certificado de excelência do Senai-MT, que aliado a competência e talento de cada estudante, avaliador e professor, consegue elevar o nome de nossa instituição no cenário nacional. É um momento único de consagração que eu tenho certeza ficarão registrado na nossa história”, garantiu.

De acordo com o diretor geral do Senai-Departamento Nacional, Rafael Lucchesi, os 800 jovens que participaram da Olimpíada em 2014, mostram o caminho que a instituição acredita para o país. “Não queremos uma geração nem nem, que nem trabalha, nem estuda. Queremos firmar a juventude com a alegria que vocês são hoje aqui. Esta é uma imagem de vitória da juventude, uma porta que se abre. Poucos tem a chance de serem vencedores, mas esperamos que com o exemplo de vocês, outros milhares de brasileiros busquem por uma profissão. Apostamos nestas pessoas, são elas que vão construir o Brasil do amanhã”.

Relacionadas

Leia mais

SENAI apresenta edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento
Skank abre a programação da Olimpíada do Conhecimento em Belo Horizonte
Show de Maria Gadú e Vander Lee antecipa festa da Olimpíada do Conhecimento

Comentários