Senai-MT atinge 100 mil matrículas e bate recorde histórico

O montante, além de histórico na instituição, é mais da metade do total de registros previstos para o ano de 2014

Em apenas sete meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) realizou mais de 100 mil matrículas. O montante, além de histórico na instituição, é mais da metade do total de registros previstos para o ano de 2014, estimado em 145 mil. Até o momento, o Estado é o líder no ranking do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com 96% de esforço, índice superior à metrópole São Paulo.

O resultado vem ao encontro da pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre setembro e novembro de 2013, que revela um índice de 85% de empresas que consideram o Senai essencial para a indústria brasileira. O estudo também apontou que 86% dos entrevistados reconhecem a instituição como provedora de soluções em educação e Serviços Tecnológicos e Inovação (STI).

Para a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, o número de estudantes matriculados mostra a confiança que a instituição tem por parte da sociedade. “Estamos cumprindo com nossa missão de levar educação profissional para todo Mato Grosso. Além do mais, o alto número de matrículas mostra o quanto os mato-grossenses querem se qualificar e estão buscando crescer em suas profissões. Essas são sementes de um futuro próximo”.

O gerente de educação e tecnologia do Senai-MT, Rubens de Oliveira, revela a participação fundamental dos parceiros para que o Senai-MT  alcançasse praticamente todo o território Estadual. “Hoje possuímos oito unidades e estaremos ampliando nossas bases para Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e Alta Floresta, além da construção da Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec), aqui em Cuiabá, que já oferece cursos de Ensino Superior voltados às demandas da indústria. Os parceiros são os braços que nossa instituição tem para garantir que a educação profissional alcance todos aqueles que precisam. Esperamos que essas parcerias sejam fortalecidas e ampliadas para que mais pessoas possam ter as mesmas oportunidades”, pontua.

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Jandir Milan, o Senai-MT tem cumprido um papel fundamental de apoio ao Estado, fornecendo uma educação de qualidade  que é muito bem vista pela indústria. “Não é por acaso que o Senai Mato Grosso foi eleito, por três vezes consecutivas, com o melhor desempenho do Brasil, batendo Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Essa vitória não é só do Sistema Fiemt e sim de toda a sociedade. A base de tudo isso são nossos estudantes. São talentos que a indústria precisa para continuar crescendo e contribuindo com o desenvolvimento de Mato Grosso”.

Saiba Mais
O SENAI é o maior complexo de Educação Profissional da América Latina e um dos maiores do mundo. A instituição faz parte do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira. Para isso, a instituição está alicerçada em valores como a transparência, livre iniciativa, satisfação do cliente, ética, alta performance e valorização de pessoas.

Relacionadas

Leia mais

Tem vaga! SENAI está com inscrições abertas para cursos em todo o Brasil
Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
Na vanguarda da educação, SENAI avalia competências socioemocionais de alunos

Comentários