Com novos serviços, Multiação ocorre neste sábado

Com novos serviços, a 9ª etapa do programa ocorre neste sábado (16/08), em frente à escola municipal Maria Tomich, das 8h às 17h

Chegou a vez do bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, receber o Multiação – projeto social do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt/Sesi/Senai/IEL), Rede Mato-Grossense de Televisão Centro América (TVCA) e mais 17 parceiros. Com novos serviços, a 9ª etapa do programa ocorre neste sábado (16/08), em frente à escola municipal Maria Tomich, das 8h às 17h. As senhas para a área da saúde começam a ser distribuídas às 7h, para os demais atendimentos basta somente aguardar na fila.

Dentre as novidades desta edição estão o Eletrocardiograma (exame do coração) e o projeto Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), que fará hambúrguer de abóbora para degustação. A partir de agora, a cada edição haverá uma receita diferente, além da mistura matinal, que já é servida, e orientação sobre alimentação saudável e aproveitamento de alimentos. O Sesi levará também para a ação o Circuito da Saúde (balança de Bioimpedância, nutricionista eletrônica e massagista) e Raio X.

Quem for ao Multiação terá acesso também a outros serviços, como empreendedorismo, cultura, educação, assessoria jurídica e cidadania. Somente na área da saúde, serão 300 consultas da Unimed para médicos clínico geral, nutricionista e pediatra, 500 triagens técnicas oftalmológicas pelo Instituto Lions da Visão e 300 atendimentos odontológicos para aplicação de flúor, orientação de prevenção e avaliação da saúde bucal pela Uniodonto. Os pacientes que necessitarem de exames de sangue serão encaminhados ao laboratório Carlos Chagas.

As pessoas que passarem pela triagem oftalmológica e necessitarem de atendimento posterior, serão encaminhadas durante a semana ao Instituto Lions da Visão para exames específicos. Aqueles que necessitarem de óculos de grau receberão as armações gratuitas da Óticas Carol. Serviços de limpeza e manutenção de óculos também serão realizados no evento. O projeto Via Láctea prestará informações sobre aleitamento materno e parto humanizado. Um dos estandes mais procurados nas edições anteriores do projeto, a Embelleze oferecerá corte de cabelo e outros serviços de beleza. Vários profissionais deste segmento estarão à disposição dos moradores.

Quando se trata de cidadania, o Multiação conta com parceiros como o Rotary, responsável pelo projeto ‘Paz no Trânsito’ e ‘Tira Dúvidas’ sobre hepatite B e C e Poliomelite. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) fará orientações sobre empreendedorismo, e a Cemat realizará atendimentos relacionados à fatura, parcelamento e economia de energia. A CAB Cuiabá prestará informações sobre economia e reparos, além da realização de novos cadastros e atualização dos antigos, emissão de contas de água e parcelamento de dívidas.

Ainda na área de serviços e orientações, a Universidade de Cuiabá (Unic) prestará atendimento jurídico e o Banco do Brasil estará presente esclarecendo dúvidas sobre os Programas de Acessibilidade - para compra de produtos como cadeira de rodas e próteses, e o Micro Crédito Produtivo (MPO). Programas como o Minha Casa Minha Vida, Minha Casa Melhor, Cartão Cidadão, Microcrédito, Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), Construcard, habitação e o Programa de Integração Social (PIS) serão tratados no stand da Caixa Econômica Federal.

Educação e emprego

Quem estiver à procura de qualificação profissional poderá procurar a tenda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que realizará matrículas para cursos de qualificação. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) disponibilizará o painel de vagas de emprego e estágio e fará a inscrição no Banco de Talentos, que visa selecionar e encaminhar profissionais e estudantes para ocupar as vagas. 

Diversão

Mais do que atendimentos de saúde, o Multiação é sinônimo de diversão e informação para pais e filhos. Durante o dia todo, os pequenos poderão usufruir de camas elásticas e piscinas de bolinhas, além de pipoca e algodão doce. A tenda da Controladoria Geral da União (CGU) também é voltada ao público infantil, com o projeto ‘Um por todos e todos por um’, que ensina noções de cidadania de forma lúdica.

Infraestrutura

Ao longo de todo o Multiação, a população contará com água fornecida pela Puríssima e estrutura de internet disponibilizada pela Stelmatt. Também parceira na ação, a Ativa Locação é a responsável pelos containers e banheiros químicos.

Até agora, já foram atendidos os bairros: Pedra 90, Pedregal, CPA IV, Jardim Florianópolis, Jardim Fortaleza e Três Barras em Cuiabá, São Simão e Cristo Rei em Várzea Grande, e o São Cristovão em Sinop, sendo aproximadamente um total de 60 mil pessoas beneficiadas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (65) 3611-1649.

Relacionadas

Leia mais

Várzea Grande recebe último Multiação do ano
Escolas do SENAI de todo o Brasil mostram à comunidade as oportunidades da educação profissional

Comentários