Cuiabá recebe exposição de tecnologias educacionais

A edição de Cuiabá terá como atrações: Caverna Digital, Simulador de empilhadeira, de escavadeira, de colheitadeira e solda, Realidade Aumentada, dentre outras

Ambiente virtual, simuladores em três dimensões e jogos de internet são alguns dos componentes que devem fazer da sala de aula um local cada vez mais interativo e dinâmico. Essas e outras ferramentas de ensino farão parte da exposição ‘Tecnologias Educacionais SENAI: o Futuro’. A feira itinerante, que percorrerá 25 cidades brasileiras até novembro, estará em Cuiabá, de 15 a 19 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento prevê a mostra de 12 novas tecnologias que deverão ditar o futuro da educação profissional no país.

A edição de Cuiabá contará com: Caverna Digital; Simulador de Empilhadeira, Simulador de Escavadeira, Simulador de Colheitadeira e Solda; Realidade Aumentada; Sala de 3D; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Simuladores na WEB; Livros Didáticos; Kit didático. Também haverá exposição do sistema de manutenção e mecatrônica em caminhões, envolvendo a parceria entre Senai-MT e Sindicato das Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv).

A exposição apresentará plataformas de interatividade, com recursos tecnológicos modernos aplicados à educação. Os conteúdos convidam os visitantes a uma vivência lúdica que entrelaça saberem acadêmicos e práticos, combinando a dimensão real e virtual da indústria e da escola, em diferentes espaços e tempos. O objetivo maior da implementação de novas tecnologias é incrementar a formação de mão de obra qualificada para indústria brasileira.

 “Os visitantes estarão imersos em um universo rico de equipamentos e ferramentas educacionais que só encontram no Senai”, explica o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan. A exposição é destinada a estudantes, empresários, gerentes, técnicos, parceiros e demais interessados em tecnologia de ensino e inovação.

Conheça algumas das tecnologias que farão parte da exposição:

Caverna Digital

Espaço com projetores gráficos 3D dispostos em três paredes e no chão, onde os alunos são imersos num ambiente virtual simulado e podem realizar operações complexas e tomar decisões com absoluta segurança. A partir da simulação de situações reais, como a operação de uma plataforma de petróleo, os alunos aprimoram suas capacidades e aprendem procedimentos complexos que deverão ser executados durante as atividades profissionais.

Simulador de solda

Interface na qual aluno e professor controlam diversos requisitos de qualidade em diferentes tipos de solda. Visa a aperfeiçoar o manuseio do equipamento de soldagem e a precisão de movimentos do aluno. Uma das vantagens é a segurança do estudante em ambientes de risco, bem como a economia de material de solda utilizado no aprendizado. Esse software também gera estatísticas dos acessos e desempenho do aluno.

Simulador de empilhadeira

Nesse simulador, os alunos dirigem uma empilhadeira num cenário real de um centro de distribuição. No contexto de aprendizagem estão dispostas diversas situações que o aluno encontrará em seu cotidiano profissional. Entre os vários benefícios desta tecnologia se destacam o aumento da segurança a e diminuição de custos com materiais consumíveis.

Serviço:

Data: 15 a 19 de julho de 2014

Local: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá/MT – Auditório dos Pássaros

Horários:

15/07 - 8h às 12h e 14h às 18h

16/07 - 14h às 22h

17/07 - 14h às 22h

18/07 - 8h às 12h e 14h às 18h

19/07 - 8h às 12h e 14h às 18h

Relacionadas

Leia mais

Rondonópolis, Cuiabá e Sinop recebem Festa do Trabalhador da Indústria 2014
SENAI de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá assinam convênio para qualificar 1.320 pessoas

Comentários