Executivos dos sindicatos filiados à Fiemt recebem capacitação

Curso teve como tema "O papel do executivo na superação dos desafios do sindicato"

Foi um curso bastante positivo. Agora precisamos colocar em prática o que nos foi repassado. Assim, poderemos contribuir ainda mais com o nosso sindicato e, consequentemente, com segmento que representamos”. Esta é a afirmação da executiva do Sindicato das Indústrias do Gesso, Mármore e Granito de Mato Grosso (Singegran-MT), Márcia Blosfeld, que participou do curso ‘O papel do executivo na superação dos desafios do sindicato’, realizado nesta quinta-feira (10/07), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

A capacitação faz parte do projeto ‘Avança Sindicato’, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e foi ministrada pelo consultor Roberto Sotomaior Karam, que falou sobre vários assuntos referentes à gestão sindical, como as estratégias que são traçadas pelos diretores do sindicato, e a operacionalização das ações, que, geralmente, é de responsabilidade dos executivos. Atender as necessidades dos associados, ofertar bons serviços, tomar decisões e responder às demandas de forma rápida foram algumas das dicas repassadas aos participantes para tornar os sindicatos mais fortes e sustentáveis.

 “O executivo é o agente de mudança no sindicato, por isso a CNI está investindo na capacitação destes profissionais e o sindicato também precisa reconhecer e valorizar o executivo sindical”. Para melhorar a gestão, o palestrante abordou outros temas como inovação, mão de obra qualificada e os desafios do mercado, como a oferta de novos serviços. “É o sindicato que conhece a empresa e suas demandas, por isso a importância de valorizar o executivo que faz o papel de mediador social”, completa o palestrante.

Além de conhecer novas técnicas em gestão sindical, os executivos também participaram do curso ‘Gestão de Procedimentos Sindicais’. Nesta capacitação, os assuntos tratados foram negociações coletivas, relações do trabalho, papel do executivo sindical, profissionalização do movimento sindical laboral, contribuições, estatuto, dentre outros.

Para o presidente do Sindipan-MT, Carlos Polaco, que fez a abertura do evento, a Fiemt está buscando soluções para fortalecer ainda mais os sindicatos industriais. “Sabemos das dificuldades que os sindicatos patronais enfrentam, mas executivos não estão sozinhos nessa caminhada. A Fiemt, em parceria com a CNI, está desenvolvendo uma série de ações, como este curso, que visam  melhorar a atuação dos sindicatos perante as empresas que representam”.

Relacionadas

Leia mais

Fiemt orienta empresas industriais sobre a nova ferramenta eSocial
Fiemt amplia ações do PDA em MT para o 2º semestre
Fiemt realiza cursos para aperfeiçoar a gestão dos sindicatos

Comentários