Workshop discute novas técnicas na produção de pães

O evento direcionado para empresários e trabalhadores das panificadoras apresentou novas tecnologias no preparo e na durabilidade dos alimentos produzidos

A ciência a favor da panificação, este foi o principal tema do workshop realizado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso (Sindipan-MT), com participação do presidente da PMAN, empresa referência no controle e eliminação do mofo, Paulo Roberto Cavalcante. O evento direcionado para empresários e trabalhadores das panificadoras de Cuiabá e Várzea Grande teve o objetivo de apresentar novas tecnologias no preparo e na durabilidade dos alimentos produzidos em panificadoras.

Para o proprietário da padaria Santa Helena, instalada há 20 anos na capital, Milton Ramos, a palestra colocou o Estado em contato com as novidades mundiais do setor. “Abrimos nossa mente para entender o que os clientes querem consumir. Precisamos estar atentos às tendências de mercado e produzir com mais qualidade e tecnologia.”

Segundo o palestrante Paulo Roberto Cavalcante, os consumidores estão comprando mais pães industriais, por terem maior durabilidade. Dessa forma, ele apresentou produtos antimofo para garantir maior prazo de validade aos alimentos e evitar a perda em vendas para os produtos industrializados. “Além de não prejudicar o sabor do pão, o antimofo não faz mal à saúde e pode prolongar a validade para até 20 dias”.

Aos consumidores que preferem um pão mais artesanal e sabor diferente, a massa madre pode garantir uma nutrição saudável. “A massa madre é utilizada desde o antigo Egito, melhora a fermentação e evita produtos químicos.” Ele falou ainda sobre o ‘núcleo pão’, uma técnica com ingredientes regionais para produzir pães diferenciados, com valor agregado. “Com essa mistura de ingredientes, poderemos produzir, em menos tempo, pães com aroma muito intenso”, acrescentou Cavalcante.

O presidente do Sindipan-MT, Carlos Polaco, destacou a necessidade de se trazer especialistas para o Estado. “Esta é mais uma oportunidade para os profissionais do segmento se capacitarem, conhecerem novas técnicas, novos produtos e há muita tecnologia a favor da panificação, mas, infelizmente aqui no Estado, muitos empresários ainda não conhecem essas técnicas, por isso estamos trazendo especialistas para repassar novos conhecimentos aos profissionais das indústrias de panificação locais." O workshop foi realizado na última segunda-feira (31/03), na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

Relacionadas

Leia mais

Senai-MT é o segundo melhor do país em Robótica Industrial
Ação da Fiemt no STF acelera votação de projeto para informar incidência de impostos ao consumidor
Jandir Milan assume Fiemt com compromisso de fortalecer competitividade e inovação na indústria de MT

Comentários