Senai-MT apresenta resultados de 2013 no 1º Networking Parceiros em Sinop

Planejamento para 2014 é realizar 25 mil matrículas em cursos da instituição, além de 4.400 vagas a serem oferecidas pelo Pronatec, para estudantes dos 33 municípios abrangidos pela unidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) promoveu nesta semana (13/03), em Sinop, o 1º Networking Parceiros. O encontro teve o objetivo de mostrar os resultados alcançados em 2013, bem como a apresentação da estrutura local e perspectivas para 2014. Presente ao evento, a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, falou sobre o crescimento de 220% das ações da instituição nos últimos três anos, com foco em educação profissional e tecnologia. “Nossas atividades de gestão, em Mato Grosso, são as que apresentam os melhores resultados do país no quesito desempenho, pois acreditamos no conhecimento”, comemorou a diretora.

O gerente da unidade do Senai-Sinop, Carlos Enrique Peter, destacou a importância das parcerias. “Nossos parceiros são, por exemplo, os responsáveis por cessão de espaços onde os cursos são ministrados, fornecedores e aqueles que direcionam o público à nossa unidade”. Para 2014, há planejamento para a efetivação de 25 mil matrículas nas mais diversas áreas, além de 4.400 vagas a serem oferecidas pelo Pronatec, sendo 2.100 gratuitas nas áreas de gestão, tecnologia, construção civil e atendimento. Ao todo, serão contemplados 33 municípios abrangidos por Sinop. “É grande a satisfação em receber e reunir parceiros para apresentação da estrutura do Senai-MT. Há um cenário positivo com vagas em todos os municípios de nossa atuação, além do fato de as indústrias demandarem cursos e do amplo apoio que temos”, completou Peter.

Representando os parceiros sindicais, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte no Estado de Mato Grosso (Sindinorte), Claudinei Freitas, enfatizou que as parcerias da instituição junto ao setor de base florestal têm resultado em saldos positivos para a indústria. Como demanda, sugeriu apontamentos para o combate à rotatividade dos trabalhadores. Para ele, este fenômeno é um dos grandes passivos que devem ser solucionados. “O fenômeno da rotatividade, no Brasil, apresenta elevados patamares”, observou Freitas em relação aos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2012, que apontam rotatividade especialmente nos setores de serviços (60%), comércio (64%), agricultura (92%), construção civil (115%) e em alguns ramos da indústria de transformação (53%). A taxa de rotatividade global do país, segundo a RAIS é da ordem de 64%.

Um dos parceiros presentes ao 1º Networking Parceiros foi o assessor pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Paulo Sérgio da Silva. Ele explicou a importância da união entre o Senai-MT e a Seduc para a efetivação do Pronatec em Mato Grosso. Especialmente em Sinop, no ano passado, mais de mil alunos foram atendidos pelo programa do governo federal. Em âmbito estadual, mais de 480 mil alunos matriculados nas escolas estaduais, cursando Ensino Médio, estão aptos a ingressar também. Do total, em 2014, mais de 90 mil deverão ser beneficiados em todo o Estado, participando de formação tecnológica em período contrário ao de aulas em escolas regulares.

Para o assessor pedagógico, o sucesso da parceria se dá nos resultados que apontam grande empregabilidade dos ex-alunos, depois de terem passado pelas salas de aula do Senai-MT. “A fusão é a oportunidade de formação e encaminhamento ao mercado de trabalho de pessoas que realmente precisam, uma vez que os incentivos do Pronatec são destinados a alunos de camadas sociais que dependem de emprego”.

Também estiveram presentes ao evento o diretor do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Felipe Antoniolli; Débora Cristina Ferreira, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Rubens de Oliveira, gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MT

Relacionadas

Leia mais

Senai-MT realiza 1º Networking para parceiros em Rondonópolis
Senai-MT abre 2,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos pelo Pronatec
Senai-MT instala unidade em Nova Mutum

Comentários