Sesi-MT oferece curso de Língua Portuguesa para haitianos

Curso, que acontecerá na própria empresa, será ministrado na próxima segunda-feira (03/02) e terá duração total de 100 horas

Desde o terremoto que devastou grande parte do Haiti em 2010, milhares de trabalhadores deixaram suas casas rumo à promessa de uma vida melhor no Brasil. Por isso, pensando na melhor adaptação dos haitianos que fortalecem a mão de obra no estado, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), oferece cursos de Língua Portuguesa desde 2012. Na próxima segunda-feira (03/02), duas novas turmas iniciarão na Vale Grande Indústria e Comércio de Alimentos S/A, em Sinop. O curso tem duração total de 100 horas e as aulas serão ministradas na própria empresa. Divididos em duas turmas, 60 haitianos aprenderão, além da língua, um pouco sobre a cultura brasileira.

Ex-colônia francesa no mar do Caribe, o Haiti tem como línguas oficiais o francês e o crioulo, este último falado por cerca de 90% da população. Sendo assim, o português ainda é um entrave para aqueles que buscam emprego. De acordo com dados levantados pelo Ministério da Justiça, em 2013, mais de 13 mil haitianos conseguiram obter visto humanitário permanente no Brasil. Com isso, o número total de haitianos residindo legalmente no país saltou de 7.761, em 2012, para 21.430, no final do ano passado.

Para a gerente do Sesi-Sinop, Mayara Fernanda Dal’Berto Rodrigues, os haitianos são muito dedicados, porém têm dificuldade na comunicação com os demais colegas e supervisores, e na identificação de placas de segurança. “Investir nesse curso é investir na melhoria da comunicação, saúde e segurança desses trabalhadores”, pontua.

Sesi-MT

Além do curso de Língua Portuguesa, o Sesi-MT também oferece aos trabalhadores da indústria a Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Educação Continuada (ECO). As indústrias que tenham interesse em implantar ações de qualidade de vida, saúde e segurança do trabalho, podem entrar em contato pelo telefone (65) 3611-1593 ou pelo site www.sesimt.com.br.

Relacionadas

Leia mais

Fugindo de terremoto, refugiados do Haiti são qualificados pelo SENAI e garantem emprego
SENAI formou mais de 400 haitianos em Manaus desde 2011
Estudantes do SESI Bahia participam de feira de ciências nos Estados Unidos

Comentários