Programa do Senai ajuda a aumentar vendas em casas de carnes

Programa aprimorou as técnicas comerciais de cortes e ofereceu a oportunidade de aproveitamento de pedaços que antes tinham pouca saída, agregando valor ao produto final

Com foco na valorização do produto por meio de cursos de qualificação profissional básica, de aperfeiçoamento profissional e palestras de sensibilização do consumidor final, o Programa Senai Carne Vermelha já está dando bons resultados com o aumento das vendas nas casas de carnes que passaram pela consultoria técnica. Esse é o caso da Casa de Carnes Ponto da Carne, localizado no Bairro Vila Célia, em Campo Grande (MS).

Segundo o gerente Flavio Bortoletto, o Programa aprimorou as técnicas comerciais de cortes e ofereceu a oportunidade de aproveitamento de pedaços que antes tinham pouca saída, agregando valor ao produto final. "A capacitação permitiu a modernização e a implementação de novos cortes de carne, ou seja, temos uma maior variedade de produtos para oferecer aos nossos clientes", disse.

Flavio Bortoletto destacou ainda que a capacitação profissional promoveu a adequação da mão de obra mais qualificada. "O funcionário entra na empresa já com um treinamento, mas a reciclagem se torna necessária para atender a clientela, que é cada vez mais exigente e busca por novidades", declarou.

Consultoria

Na prática, o Programa possui uma equipe técnica do Senai, fomentando a higiene, qualidade, segurança e satisfação dos consumidores do produto. Além disso, são oferecidos serviços de orientação e assessoria técnica voltados à formação de consultores de carne, com foco no negócio, na padronização do processo, na melhoria da forma de apresentação e garantia de qualidade e segurança da carne ofertada no mercado estadual.

O consultor Arildo Flores destaca a importância de levar conhecimentos básicos para o oferecimento de um produto qualidade. "Neste programa, procuramos orientar o máximo possível para ter segurança naquilo que está se produzindo, segurança no que diz respeito não só a empresa, como, principalmente, segurança para o cliente", afirmou.

Arildo Flores falou ainda dos cuidados quanto à preparação da carne. "Produtos como pimentão, cebola e alho in natura são arriscados, por isso é melhor dar preferência aos produtos desidratados. Além disso, a forma de embalar e o armazenamento também devem ter um cuidado especial para a preservação do produto", comentou.

O Programa

As atividades do Programa tiveram início em dezembro do ano passado e a meta é atender 80 estabelecimentos entre casas de carnes, açougues e redes de supermercados até o fim deste ano. Desse total, 30 empresas serão de Campo Grande, 20 de Três Lagoas, 20 de Dourados, 5 de Naviraí e 5 de Corumbá. As empresas serão divididas em grupos de até 15 participantes, sendo atendidas com 24 horas de serviços de orientação e assessoria técnica por empresa, com 6 horas de atendimento coletivo, 15 horas de oficina tecnológica por empresa e 3 horas para elaboração do relatório final e apresentação ao empresário.

Segundo o diretor-técnico do Senai, Dax Goulart, o intuito é que o Estado tenha trabalhadores mais qualificados, melhores carnes, melhores cortes e, consequentemente, consumidores mais satisfeitos. "Do ponto de vista do empresário, o Programa oferece conhecimento técnico para trabalhar cortes nobres, manipular e armazenar corretamente a carne. Dessa forma, o consumidor também será beneficiado e a cadeia produtiva será fortalecida com o aquecimento do mercado e maior volume de vendas", afirmou.

De acordo com a assessora de atendimento empresarial do Senai, Laura Castro Carrielo Rosa, já está fechado o cronograma de atendimento para os meses de março, abril e maio. "O Senai Carne Vermelha tem na programação o atendimento das cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Coxim, Sidrolândia, Jardim, Bonito, Rio Verde, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba", disse, lembrando que o Programa tem como parceiros o Sebrae/MS, a Embrapa Gado de Corte, o Sicadems (Sindicato das Industrias de Frios, Carnes e Derivados do Estado) e a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercado).

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