Naviraí é 1ª cidade do Estado a contar com um Centro Integrado Sesi Senai

Infraestrutura visa atender a demanda das indústrias do Mato Grosso do Sul com os cursos de educação profissional do Senai e os serviços de saúde, ensino regular e lazer do Sesi

Com a presença de diversas autoridades, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito de Naviraí, Léo de Matos, inauguram, nesta segunda-feira (10/03), o CISS (Centro Integrado Sesi Senai) da cidade, que é a primeira a contar com essa nova infraestrutura do Sistema Indústria para atender a demanda das indústrias do Estado com os cursos de educação profissional do Senai e os serviços de saúde, ensino regular e lazer do Sesi. A obra integra o plano de investimentos em infraestrutura, reforma, ampliação e modernização das unidades do Sesi e Senai no Estado e representa o esforço da Fiems em contribuir para a educação do trabalhador da indústria.

Na construção do CISS de Naviraí, o Sistema Fiems investiu R$ 5,3 milhões em uma área total de 3.276,12 metros quadrados, que inclui cantina, área de convivência, passarela, sanitários, salas de aula e laboratórios, bloco administrativo, sala de eletroeletrônica, sala de corte e costura, oficina, área da saúde para o trabalhador da indústria, biblioteca, dois laboratórios de informática, ampliação dos três pavilhões de oficinas já existentes, quadra coberta e campo de futebol. Com a conclusão da obra, a capacidade de formação profissional do Senai local foi ampliada de 2,2 mil vagas por ano para 4,5 mil vagas, enquanto o Sesi inicia o 1º ano do Ensino Médio com 80 vagas, número que vai crescer ano a ano conforme forem avançando as turmas até completar o 3º ano, totalizando 240 alunos nas três séries.

O presidente Sérgio Longen destacou que a construção do CISS de Naviraí é a evidência física de que o Sistema Fiems não só investe como também estimula o processo de regionalização da indústria de Mato Grosso do Sul. "Por meio do PDR (Programa de Desenvolvimento Regional) da Fiems, as prefeituras assumiram o compromisso de agilizar os processos e facilitar a instalação das empresas nos seus municípios, fortalecendo, dessa forma, as suas respectivas economias", declarou, completando que ao longo dos últimos anos já foram investidos pela Fiems mais de R$ 150 milhões em obras nas cidades de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Bonito, Rio Verde, Nova Andradina e tantas outras.

Repercussão

O prefeito Léo de Matos reforçou queo CISS de Naviraí é um marco divisor para a cidade. "Naviraí cresce a passos largos, cresce de forma mais integrada e, para desenvolver cada vez mais, o Sesi e o Senai são determinantes", declarou. Já o superintendente-regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul, Anízio Pereira Tiago, destacou que o déficit por mão de obra qualificada no Brasil, assim como no Estado, é elevado.

"Por isso, a cada momento em que o Sesi e o Senai implementam uma estrutura para a formação profissional, com certeza, será uma oportunidade para que jovens e trabalhadores se estabeleçam no mercado de trabalho", declarou Anizio Tiago. O deputado estadual Paulo Corrêa reforçou que o Sistema Fiems atestou que a cidade de Naviraí tem potencial para atrair empresas, gerando mais empregos e melhores salários. "Ao construir esse Centro Integrado Sesi Senai em Naviraí a Fiems demonstra o progresso e desenvolvimento que a região está tendo", avaliou.                               

Formatura

Antes da inauguração do CISS de Naviraí, Sérgio Longen fez a entrega de certificados de conclusão para 555 alunos de 25 cursos das modalidades de aprendizagem industrial e qualificação profissional do Senai - agente de inspeção de qualidade, ajustador mecânico, aplicador de revestimento cerâmico, assistente de produção industrial, assistente administrativo industrial, auxiliar administrativo, costureiro industrial, costureiro industrial do vestuário, eletricista de manutenção industrial, eletricista predial de baixa tensão, eletricista industrial, eletricista de automóveis, instalador hidráulico, mecânico de manutenção de máquinas agrícolas, mecânico de máquina de costura, mecânico de manutenção industrial, mecânico de equipamentos eletropneumáticos, modelista industrial de roupas, operador de computador, operador de processos na indústria sucroenergética, operador de tratamento de águas e efluentes, operador nos processos, industriais de carnes e cortes, pedreiro de alvenaria, soldador no processo eletrodo revestido e torneiro mecânico.

Para o formando Wesley Eleutério Santani, 16 anos, que fez o curso de auxiliar-administrativo, o Senai contribuiu para aumentar sua chance de ingressar no mercado de trabalho. "Tenho boas perspectivas e esse investimento que fiz na minha formação profissional vai me garantir um futuro melhor", declarou. A formanda Rafaela Poderoso Nascimento, 17 anos, que fez o curso de assistente-administrativa, lembrou que a nova estrutura do Senai com a inauguração do CISS vai estimular ainda mais os jovens para que busquem uma formação profissional no Senai. "Agora, o Senai está completo, com novos laboratórios e um ambiente mais amplo. Com certeza, mais pessoas vão querer estudar aqui", garantiu.

Relacionadas

Leia mais

Fiems, CNI e Sebrae realizam em Naviraí curso sobre como pagar menos tributos
PDA/FIEMS promove curso sobre SST na era do eSocial em Naviraí
CNI e ICC inauguram Centro Internacional de Audiências Arbitrais em São Paulo

Comentários