Sesi e Senai abrem vagas para programa de inglês pelas redes sociais

Programa Conexão Mundo, que oferecerá aulas de inglês via Facebook, Hangouts e uma plataforma de ensino a distância

Ao longo do mês de março, as escolas do Sesi e do Senai em Mato Grosso do Sul começam o processo para selecionar 102 alunos do 1º e 2º anos do EBEP (Ensino Básico articulado com a Educação Profissional) para participar do Programa Conexão Mundo, que oferecerá aulas de inglês via Facebook, Hangouts e uma plataforma de ensino a distância. Do total de 102 estudantes, 43 serão da cidade de Dourados, 27 de Três Lagoas e 32 de Corumbá, enquanto em todo o Brasil serão selecionados 2 mil estudantes de 33 escolas do Sesi e Senai de 18 Estados.

Após as aulas, os 5 estudantes de Mato Grosso do Sul que apresentarem maior evolução, tanto no curso de inglês, quanto no ensino regular, viajarão gratuitamente para os Estados Unidos para um intercâmbio cultural de duas semanas. Para concorrer, o aluno deve estar matriculado em uma das escolas do Sesi e Senai do Estado, onde fará uma prova para avaliar os conhecimentos de fala, leitura, audição e escrita de inglês.

Segundo o técnico do Sesi do Estado, Hudson Perdomo, que participou de capacitação na metodologia do Conexão Mundo 2014 realizada em Brasília (DF), os alunos que participarem do Programa terão uma grande oportunidade de troca de experiências. "Com o Conexão Mundo, conseguiremos conectar o povo dos Estados Unidos com o povo sul-mato-grossense e daremos uma grande oportunidade para os alunos de aprender inglês de uma forma interativa", pontuou.

Hudson Perdomo acrescenta que durante a estadia nos Estados Unidos os cinco estudantes sul-mato-grossenses selecionados terão a oportunidade de exercitar o aprendizado da língua inglesa, a partir do convívio com os seus monitores e com as famílias americanas das casas onde ficarão hospedados. Já a gerente de educação do Sesi, Simone de Figueiredo Cruz, reforça que o Conexão Mundo é um Programa que ensina inglês de um jeito diferente, além de abrir portas e mostrar novas oportunidades aos estudantes.

"Essa é mais uma iniciativa para melhorar a qualificação dos jovens estudantes do EBEP, um grande apoio da indústria para a qualificação dos jovens para o mundo do trabalho. Com certeza, esse aluno sairá com mais bagagem", afirmou Simone Cruz, explicando que o curso de inglês tem duração de cinco meses e é distribuído em três etapas.

O Programa

Na primeira, os alunos participam das aulas virtuais, que são feitas pelo Facebook, Hangouts (bate-papos com webcam pelo Google) e a plataforma de aulas Top Notch, um site especializado no ensino do inglês. Nas aulas e atividades a distância, os alunos interagem pela internet com monitores americanos, sendo que cada monitor será responsável por uma turma de 10 a 12 alunos.

Depois dos dois primeiros meses, na segunda etapa, os monitores americanos vêm ao Brasil para dar aulas presenciais durante um mês. Essas aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no fim do mês de junho até julho, no período de férias dos alunos do EBEP, e envolvem dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns do mercado de trabalho. Em seguida, a terceira etapa segue com mais dois meses de aulas pela internet.

Finalmente, os 5% dos alunos que se destacaram durante o programa ganham 15 dias de imersão nos Estados Unidos. Na viagem, eles ficam em casas de família, conhecem escolas, universidades, museus, entre outros, tudo para praticar o que aprenderam.

Relacionadas

Leia mais

Estudantes do programa Conexão Mundo do SESI e SENAI terão aulas intensivas de inglês durante as férias
Infográfico especial mostra como funciona o programa Conexão Mundo
Mais de 200 monitores americanos do Conexão Mundo chegam ao Brasil para 2ª etapa do programa

Comentários