Anastasia destaca que gestão pública eficiente é a chave para o desenvolvimento do País

O melhor caminho para a boa governança pública é planejar bem, definir metas, enxugar gastos com a máquina, valorizar pessoas, melhorar os processos

Durante o lançamento do Projeto Ciclo de Palestras Fiems 2014, realizada nesta segunda-feira (24/02), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, destacou que apenas com uma gestão pública eficiente é possível chegar ao desenvolvimento. "A gestão pública deixou de ser um tema etéreo para estar no nosso cotidiano. Hoje, esse assunto é de interesse de cada cidadão brasileiro", declarou, destacando que a gestão tem de ser o eixo central da administração pública.

Ele acrescenta que o melhor caminho para a boa governança pública é planejar bem, definir metas, enxugar gastos com a máquina, valorizar pessoas, melhorar os processos, gerenciar projetos e ações, possibilitar a participação cada vez maior da sociedade, fazer parcerias com a iniciativa privada e dar transparência aos programas e gastos públicos. "Atualmente, infelizmente, os serviços públicos no Brasil não estão no padrão que gostaríamos em decorrência de nunca termos investido na gestão pública. Esse tema nunca foi relevante, pois sempre apostamos muito na economia, mas esquecemos de que sozinha ele não resolve nada", pontuou.

Antonio Anastasia reforça que para resgatar a gestão pública é preciso valorizar o resultado. "Se não nos preocuparmos com metas e resultados, o destino do Estado é a bancarrota", garantiu, lembrando que em Minas Gerais as inovações gerenciais colocadas em prática na última década são um bom exemplo de modelo de gestão. "O primeiro desafio enfrentado - o equilíbrio das finanças públicas estaduais - foi superado já em 2004, a partir de uma série de ajustes administrativos, sobretudo com a profissionalização da máquina pública, que passou a ser focada em metas e resultados. De forma inédita no País, a meritocracia passou a ganhar espaço no serviço público estadual. Nos últimos anos, o Governo de Minas empreendeu várias outras iniciativas modernizantes, como o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada (as chamadas PPPs), a integração entre os serviços administrativos do Estado, o controle informatizado das compras governamentais, a simplificação de processos administrativos, além de um amplo programa de desburocratização", enumerou.

Graças às inovações gerenciais implantadas, Minas Gerais saiu de uma situação de desequilíbrio fiscal para uma sólida condição financeira, sendo o Estado que mais ganhou participação no PIB nacional. "Este modelo, denominado genericamente de Choque de Gestão, nada mais é do que a evolução da administração estadual para encarar, de forma planejada, os desafios do desenvolvimento. E é isso que tem possibilitado a Minas gastar menos com a máquina pública e mais com atividades finalísticas, que melhoram, de fato, a vida das pessoas", concluiu o governador de Minas Gerais.

Repercussão

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o lançamento do Projeto Ciclo de Palestras Fiems 2014 com o governador Antonio Anastasia foi para colocar em pauta a importância de uma gestão pública eficiente. "A evolução da indústria está vinculada à evolução da administração pública e o governador Anastasia demonstrou que com gestão eficiente tudo é possível. Na nossa avaliação, ele demonstrou que é possível fazer gestão pública eficiente e política", declarou, pontuando que a saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul também é uma preocupação do setor industrial.

"Por meio do PDR (Programa de Desenvolvimento Regional), estamos estabelecendo um novo modelo de relacionamento entre o Sistema Fiems e as Prefeituras do interior do Estado para a distribuição dos serviços oferecidos pelo Sesi e Senai em troca da adoção de medidas de desburocratização da gestão pública para melhor atender o setor industrial", detalhou Sérgio Longen, informando que as prefeituras já estão colocando em prática os pontos defendidos pelo PDR, reduzindo a burocracia, que é hoje a grande responsável por emperrar o setor privado do Estado.

Já a vice-governadora Simone Tebet, que representou o governador André Puccinelli no evento, ressalta que o governador Antonio Anastasia faz a diferença com uma gestão eficiente. "Em Mato Grosso do Sul, o governador André também implantou uma gestão eficiente e vai encerrar o mandato com um Estado preparado para o desenvolvimento", disse. O presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Estado), desembargador Joenildo de Sousa Chaves, a gestão nos dias atuais é um tema empolgante que deve estar presente em todas as esferas do poder público, seja legislativo, executivo ou judiciário. "Esse tema tratado na Casa da Indústria, com certeza serviu para despertar nos administradores esse dever de aprimorar os conhecimentos e estar sempre em busca de uma gestão mais eficiente", comentou.

O prefeito de Antônio João, Selso Lozano, ressaltou que na atual circunstância da administração pública, na qual cada vez se arrecada menos, a eficiência é mais do que necessária. "Mais do que nunca manter um equilíbrio se torna fundamental para garantir uma administração mais eficaz", disse. Já o prefeito de Inocência, Antônio Angelo, destaca que a palestra reforça a parceria com a Fiems em oferecer suporte às prefeituras. "A administração precisa desse apoio e a Fiems tem trabalhado nesse sentido com o PDR", afirmou. Para o prefeito de Maracaju, Maurilio Azambuja, hoje atuar na administração pública é um grande desafio e a discussão de temas que envolvem a gestão mostram novos caminhos. "O município está em franco desenvolvimento industrial e essa troca de experiências nos orienta, abre nossa mente", pontou.

Relacionadas

Leia mais

CNI participa de audiência pública para debater projeto que simplifica o processo administrativo fiscal
Competidores da Olimpíada do Conhecimento visitam 32 escolas públicas de Belo Horizonte
Indústria é pilar de desenvolvimento

Comentários