Sesi oferece vacinação contra a gripe para as indústrias do Estado

Meta é imunizar 24.300 trabalhadores das indústrias de Mato Grosso do Sul

Com meta de imunizar 24.300 trabalhadores das indústrias de Mato Grosso do Sul, o Sesi está disponibilizando uma campanha de vacinação contra gripe para funcionários de empresas distribuídas por municípios das regiões atendidas pelas unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. A imunização antigripal também imuniza o trabalhador contra a gripe H1N1 e será iniciada a partir do mês de abril, estendendo-se até junho deste ano, sendo que as empresas interessadas devem entrar em contato com as unidades do Sesi mais próxima.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a equipe de saúde trabalha para auxiliar as empresas a reduzir o absenteísmo - período em que os funcionários se encontram ausentes  do trabalho - provocado pelo vírus influenza, causadores de gripes e resfriados, bem como o presenteísmo - quando o colaborador está presente fisicamente ao trabalho, mas não está produzindo como deveria em razão de diversas variáveis e fatores.

"Essa campanha de vacinação é mais uma ferramenta que vai ajudar, não somente a empresa, que terá um impacto positivo na produtividade e na competitividade, como também irá manter o bem-estar do industriário, com a melhoria da qualidade de vida", destacou Michael Gorski. A enfermeira do trabalho do Sesi, Denise Garcia de Oliveira, informa que no ano passado foram atendidas 123 indústrias com 18.735 trabalhadores imunizados em Mato Grosso do Sul e para este ano a meta é aumentar em 30% essa quantidade.

"A gripe é uma das doenças respiratórias que mais acomete o homem, com mais de 10% da população mundial tendo, pelo menos, uma gripe a cada ano. Como ela é causada por um vírus específico, o influenza, descoberto em 1933 e que tem como principal característica a alta capacidade de mutação, o que exige, a cada ano, a disponibilização de uma vacina diferente, contendo novas cepas do vírus", explicou Denise de Oliveira, destacando a importância da imunização.

Ela acrescenta que, devido à alta capacidade de mutação do vírus influenza, a pessoa, mesmo vacinada, tem a possibilidade de desenvolver a gripe, entretanto, nesses casos, a doença se apresenta com sintomas bem mais brandos. "A vacina contra a gripe, que tem ação imunitária durante 12 meses, é, comprovadamente, o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e das suas complicações, com a vantagem de não implicar riscos, pois é feita a partir de vírus inativados", garantiu.

Serviço - Mais informações pelos telefones (67) 3384-5044 (Campo Grande), (67) 3234-3600 (Corumbá), (67) 3416-4500 (Dourados), (67) 3461-2141 (Naviraí) e (67) 3029-3500 (Três Lagoas)

Relacionadas

Leia mais

SENAI de Mato Grosso investe em sustentabilidade dentro e fora das salas de aula
SENAI de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá assinam convênio para qualificar 1.320 pessoas
5 vacinas desenvolvidas pela biotecnologia que melhoram a saúde pública no Brasil

Comentários