"Brasil precisa retomar a credibilidade e o crescimento", diz Paulo Paiva

O professor também alertou quanto ao baixo crescimento do emprego

O Conselho de Relações do Trabalho (CRT) da FIEMG recebeu o ex-ministro e presidente de honra do CRT, Paulo Paiva, para discutir sobre o cenário econômico do país. Para Paiva, os grandes desafios para 2015 são retomar a credibilidade e o crescimento. “Há 20 anos, o grande desafio era estabilizar a economia e reduzir a inflação, com reformas econômicas que foram feitas com sucesso. Hoje temos uma economia com inflação, embora baixa, com baixíssimo crescimento”, enfatizou.

O professor também alertou quanto ao baixo crescimento do emprego. “Se o Brasil não tiver uma agenda econômica para o crescimento, o custo do emprego será grande”, diz. Segundo Paiva, 2015 precisa ser um ano de mudanças para um novo ciclo de crescimento econômico, com uma agenda de reformas que possa abrir a economia, reduzir o custo Brasil, ampliar a infraestrutura física, aumentar a taxa de investimentos em relação ao PIB, estimular os investimentos privados, focar na qualidade da educação, objetivando o aumento da produtividade e da competitividade. 

Também citou a gestão pública, que deve seguir padrões que garantam transparência, integridade e melhor desempenho para assegurar credibilidade, eficácia das políticas e qualidade na oferta dos serviços e bens públicos. Apontou falta de planejamento e de coerência, com tolerância com a inflação e crescimento dos gastos correntes maior do que o crescimento do PIB, além de baixa taxa de investimento.

Relacionadas

Leia mais

Expectativa da indústria de aumento do emprego é positiva pelo terceiro mês consecutivo
Mapa Estratégico da Indústria aponta caminhos para o Brasil crescer, inovar e criar empregos
Indústria espera aumento do emprego e do investimento após a modernização das leis do trabalho

Comentários