Encontro Indústria de Talentos será aberto nesta terça-feira (7)

Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), abre o Encontro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma. A ação começa ás 8h da manhã, com a 1ª Feira de Profissões para a Indústria

São Luís – O Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), abre o Encontro Indústria de Talentos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma. A ação começa ás 8h da manhã, com a 1ª Feria de Profissões para a Indústria, onde indústrias mostraram suas demandas atuais e futuras por profissionais e centros de ensino profissional e superior divulgarão a sua oferta de cursos.

A noite, o evento terá prosseguimento com a abertura do oficial do Encontro indústria de Talentos com a palestra do professor Sérgio Nogueira, consultor da TV Globo e do programa Soletrando, ás 19h,. Ele ministrará a palestra com o tem “A Língua Portuguesa e a Vida Profissional”.

A expectativa é que o Encontro Indústria de Talentos reúna cerca de 4 mil estudantes e a ação tem como proposta é estimular a qualificação de mão de obra local, segundo as necessidades das indústrias maranhenses, além de reforçar a importância da participação ativa do setor produtivo no ambiente acadêmico, indicando os novos perfis e competências necessárias para a formação de profissionais voltados para o mercado.

“Com esta iniciativa, queremos contribuir para diminuir o déficit de mão de obra qualificada que há no estado hoje. Temos certeza que com este projeto estamos contribuindo para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado”, disse o superintendente do IEL, Marco Antonio Moura.

Eventos

A iniciativa contará com 6º Encontro Maranhense de Estágio, na quarta-feira (8) quando haverá palestras com o humorista Murilo Gun, com a professora universitária Valeska Trinta, do radialista Jeizael Marx e do consultor Walter Nunes. Ainda está programado a apresentação do caso de sucesso da Cemar.

Na 1ª Feira de Profissões para Indústria, cinco empresas industriais maranhenses – Alumar, Petrobras, MPX, Vale e Renosa – já confirmaram presença e terão estandes no evento, onde apresentarão suas previsões de demandas por profissionais, ofertas de estágio futuras e seus programas de contratação de pessoal e de estagiários.

A ação também terá stands de cinco instituições de ensino técnico e superior (Senai, Uniceuma, Ufma, Ifma e Senac);  governo estadual; do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF); da Cruz Vermelha  e da Caixa Econômica Federal.

As indústrias que aderiram ao projeto, as universidades e o governo estadual ainda irão fazer palestras nos auditórios menores do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A proposta é que cada entidade – as cinco indústrias, as cinco instituições de ensino e o governo estadual – mostre oportunidades de trabalho e qualificação para os estudantes que participarem do evento.

Inscrições

O Encontro Indústria de Talentos é aberto ao público, porém quem optou por participar das palestras do 6º Encontro Maranhense de Estágio precisou fazer sua inscrição e levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Até o fim desta segunda-feira, cerca de 1600 estudantes haviam confirmado sua inscrição e mais de 3 toneladas de alimentos haviam sido arrecadados.   

Segundo a coordenadora do Núcleo de Interação Universidade-Indústria, Michele Frota, os donativos serão doados. “Os alimento recolhidos serão doados para instituições beneficentes e este ano já superamos o resultado do ano passado. Em 2011, organizamos apenas o 5º Encontro Maranhense de Estágio, onde recolhemos cerca de 1,3 toneladas que foram encaminhados a 3 entidades. Para quem deseja ir à 1º Feria de Profissões da Indústria, a entrada é gratuita”, explicou Michele.

Serviço

O que: Encontro Indústria de Talentos

Onde: Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana

Quando: abertura na terça-feira (7), ás 19h, com a palestra “A Língua Portuguesa e a Vida Profissional”, com Sérgio Nogueira

Relacionadas

Leia mais

Fiema aumenta em cinco vezes o volume de ações voltadas para sindicatos da indústria
Projeto de Educação da CNI é lançado na Fiema
VÍDEO: Superintendente do IEL explica por que as empresas precisam investir em inovação

Comentários