Em tempos de recessão econômica empresas goianas buscam novos mercados fora do Brasil

Equiplex Indústria Farmacêutica e Vascafé são exemplos de empresas que visam aumentar participação no exterior, principalmente nos Estados Unidos

A cidade de Aparecida de Goiânia abriga uma importante empresa do ramo de medicamentos que conhece bem o mercado externo. A Equiplex Indústria Farmacêutica, do empresário Heribaldo Egídio da Silva, que também preside o Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), começou suas operações em 1986. Inicialmente, produzindo produtos descartáveis, passando à produção de injetáveis e antissépticos, tem industrializado cerca de 150 milhões de unidades ao ano de pequenos e grandes volumes. A companhia tem 440 funcionários.

Presente em todo o País, a Equiplex chegou a exportar seus produtos para os países do Mercosul e Comunidade Andina. Mas, atualmente, a holding tem-se voltado ao mercado interno e tem importado insumos, sobretudo dos Estados Unidos, China e de Israel. Para tal, o empresário goiano mantém na cidade de San Leandro, no Estado americano da Flórida, uma empresa — KP Corporation —, que conta com cinco funcionários, entre brasileiros e americanos, que se dedicam a captar matérias-primas a serem enviadas para o Brasil.

O escritório também auxilia outras empresas a entrarem no mercado americano, como a Vascafé, do empresário goiano Vanderlan Alcântara Júnior, que depois de dez anos está voltando para os Estados Unidos por meio da KP Corporation. A empresa de café, que tem uma fábrica em Quirinópolis e escritório em Goiânia, chegou a comercializar seus produtos no mercado americano por vários anos. Naquele período, a empresa mantinha um centro de distribuição na Flórida, mas fechou as portas em 2005 por conta da baixa cotação do dólar, que inviabilizou os negócios, forçando o radar da empresa a mirar em direção do mercado nacional.

Agora em 2015, a Vascafé quer reconquistar os Estados Unidos e cerca de cinco toneladas de café especial em grãos para máquinas de expresso e em pó já estão à disposição dos consumidores da Flórida — por enquanto o único Estado a homologar a comercialização do produto goiano. Heribaldo Egídio afirma que não só a Vascafé tem sido auxiliada pela KP Corporation, a Ardrak, líder nacional na industrialização e comercialização de produtos à base de gengibre, também está adentrando o mercado americano com auxílio do escritório do empresário goiano.

Segundo Heribaldo Egídio, a Equiplex, que iniciou suas operações em 1986 e dois anos depois se expandiu para um holding — o grupo integra também a Transplex, que transporta os medicamentos —, deve crescer neste ano de incertezas da economia brasileira. A empresa que está voltada para os consumidores internos enxerga no País um grande potencial, já que cerca de 40% dos brasileiros ainda não têm acesso a medicamentos industrializados. “Apesar de importarem muita matéria-prima, as empresas farmacêuticas de Goiás têm se internacionalizado via América Latina.

Relacionadas

Leia mais

Indústria brasileira aponta ganhos no início das negociações entre Mercosul e Canadá
Programa em inovação e manufatura avançada nos EUA e no Brasil modernizará indústrias nacionais

Comentários