Roberto Caminha lança livro 'Quelés'

Empresário e líder sindical Roberto Caminha, conhecido como “Robertinho”, lança seu primeiro livro hoje na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM)

O empresário e líder sindical Roberto Caminha, conhecido como “Robertinho” lança hoje (2), a partir das 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), seu primeiro livro.

A obra, denominada 'Quelés', conta a saga dos bisavós nordestinos de Caminha, que vieram para o interior do Amazonas no período áureo da borracha em busca de melhores condições de vida.

Entre o final do século 19 e começo do século 20, a extração natural da borracha na Amazônia sustentou a economia do Norte e fez o Amazonas liderar a pauta de exportações do País. O ciclo econômico extrativista enriqueceu os chamados ‘senhores da borracha’ e abasteceu os cofres públicos. Muitas obras foram construídas na época, como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça e o Porto de Manaus.

O casal se estabeleceu na região do rio Purus, onde formou família com quatro filhos. "Eles foram heróis da borracha", avalia Robertinho Caminha.

A narrativa do livro mistura um determinado período da História do Amazonas  com as memórias pessoais e familiares do escritor.

O título da obra 'Quelés' é uma referência a como a família era chamada no Purus. "O sobrenome da família era Costa Lima, mas todos na região os conheciam como Quelés", contou.

O lançamento do livro integra a programação de comemoração do aniversário de 52 anos da FIEAM, fundada em 3 de agosto de 1960.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: FIEAM - Bate-Papo Sindical sobre Negociação Coletiva
CNI e Sebrae lançam livro que reúne 22 casos inovadores para servir de inspiração a empresas
FIEAM destaca importância do associativismo

Comentários