Ação Empresarial do Amazonas realiza encontro com Vanessa Grazziotin

2º encontro dos empresários com candidatos a prefeito de Manaus foi realizado na quarta-feira (1º) na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio)

Os problemas urbanísticos e de falta de segurança do Centro de Manaus dominaram as discussões entre empresários da indústria, comércio e agricultura e a candidata a prefeita de Manaus, Vanessa Grazziotin (PC do B). Aglomerado de camelôs nas calçadas, dificuldades de trafego de veículos na área, carência de segurança, iluminação e falta de planejamento na revitalização do seu Centro Histórico foram os temas centrais do debate.

O 2º encontro dos empresários com candidatos a prefeito de Manaus foi realizado na quarta-feira (1º) na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio). Além da Fecomércio, a iniciativa é desenvolvida pela Federação das Indústrias (FIEAM), Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Associação Comercial (ACA) e o Centro da Indústria (CIEAM).

De acordo com o presidente da Fecomércio, José Roberto Trados, a situação dos camelôs está insustentável, problema que impacta diretamente na arrecadação do Estado e Município, pois se trata de comerciantes informais que, portanto, não exercem a contribuição fiscal, bem como não estão registrados formalmente em carteira de trabalho.

“Os camelôs podem crescer se tiverem um bom amparo e se forem transportados para um ambiente que o façam deixar a informalidade e o tornar um microempresário. Temos exemplo de capitais já organizaram camelódromos em terminais de ônibus e em outros pontos estratégicos da cidade onde passam o cliente do camelô. Essa questão deve ser uma prioridade para o candidato ou candidata eleita”, sugere Tadros.

Quanto à pavimentação e melhoria do trânsito no Centro, o presidente da ACA, Ismael Bicharra Filho, destacou que o atual prefeito já deu o primeiro passo nesta quarta-feira ao liberar a área interditada pela enchente por quatro meses que vinha prejudicando as vendas dos comerciantes daquela redondeza.

“É um trabalho contínuo que deve se iniciar agora, mas o próximo gestor dará seqüência no recapeamento das ruas para fechar os buracos deixados pelas águas e por falta da própria manutenção das vias do centro da cidade. Com esses ajustes iniciais teremos uma melhora de trânsito significativa”, disse Bicharra.

O presidente da FIEAM, Antonio Silva, fez a entrega da Carta Aberta da Ação Empresarial e pediu à candidata que assinasse o documento, comprometendo-se a desenvolver uma gestão ética, transparente, que promova a melhoria da qualidade de vida da população manauara, assuma a responsabilidade de contribuir com o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus, busque solucionar as dificuldades da sociedade da capital, e desenvolva um trabalho de valorização do Centro Histórico de Manaus.

Vanessa que se eleita terá apoio do governo do Estado. “Vamos trabalhar juntos por que só Manaus não tem recurso para resolver os problemas de Manaus”. Mensalmente, segundo ela, a capital arrecada somente 300 milhões de reais para a administração municipal.

A candidata destacou que ética não é bandeira, é conduta de vida, transparência é o melhor remédio para corrupção. “Garantir qualidade de vida para os cidadãos é fazer com que os recursos públicos estejam sendo bem aplicados”, afirmou Vanessa. “Essa carta (entregue pelo empresários) traz tópico de um político com mandato decente, do qual o povo precisa”, disse Vanessa.

A candidata destacou ainda que como prefeita, defenderá o Polo Industrial de Manaus, procurando firmar aliança com os Poderes Municipal, Estadual e Federal. “Nunca nenhum prefeito me procurou em Brasília para discutir apoio ao PIM. Vamos acabar com isso, pois a produção industrial está em nossa cidade, em Manaus, e nada mais importante do que defendermos os nossos direitos, mas não sozinhos e sim com o apoio do Governo do Amazonas e do Governo Federal”, aponta a candidata da coligação “Melhor para Manaus”.

O primeiro encontro foi realizado com o candidato do partido do PSDB, Arthur Neto, no dia 20 de julho. De acordo com a agenda da Ação Empresarial do Amazonas, o próximo encontro será no dia 9, com o candidato Serafim Correa, na Federação da Agricultura; no dia 13, com Pauderney Avelino, no CIEAM e, no dia 22, na Associação Comercial, com o candidato Henrique Oliveira.

Relacionadas

Leia mais

Manaus recebe disputa nacional de Sistemas Drywall e Estucagem
SENAI formou mais de 400 haitianos em Manaus desde 2011
Governo alinha com Fiems e Fecomércio projeto de lei sobre Refis para as empresas

Comentários