Boas perspectivas marcam aula inaugural do curso de Eletromecânica do SENAI

Dos 200 candidatos que se inscreveram para o processo seletivo, 33 foram aprovados após uma rigorosa triagem, que terão 1.600 horas de curso

A aula inaugural do curso técnico de Eletromecânica do SENAI – uma iniciativa do Sistema FIEAC em parceria com o consórcio Energia Sustentável do Brasil e Governo do Estado por meio do gabinete do deputado federal Sibá Machado – foi marcada pelo entusiasmo dos alunos e pela promessa de boas perspectivas de futuro para eles. Dos 200 candidatos que se inscreveram para o processo seletivo, 33 foram aprovados após uma rigorosa triagem organizada pelo IEL, outra instituição ligada ao Sistema Indústria.

Serão nada menos que 1.600 horas de curso, algo em torno de dois anos, sendo que 400 delas serão destinadas ao estágio remunerado na Usina de Jirau, em Rondônia. A proposta é qualificar os jovens acreanos para ingressarem em um mercado de trabalho em plena expansão no Brasil. Ao final do curso, por mérito de desempenho, os alunos terão oportunidade de ser contratados, com possibilidade ainda de fazer uma graduação em engenharia, com o apoio da Energia Sustentável do Brasil.

“Este é um mercado novo, que engloba as áreas elétrica e mecânica. Uma demanda que surgiu porque a Usina de Jirau entrou agora em um novo momento, precisando de mão-de-obra capacitada para o seu funcionamento. Este também é um momento muito especial para todos nós, que temos a oportunidade de qualificar essa mão-de-obra, formada por 70% de ex-alunos do SENAI”, declarou César Dotto, diretor regional da instituição.

O diretor institucional da ESBR, José Lúcio de Arruda Gomes, parabenizou os jovens, reconhecendo a vocação do Acre para gerar e transmitir conhecimentos tecnológicos. Além disso, incentivou os alunos a persistirem no curso em nome de um futuro promissor. “Vocês já foram vencedores de uma etapa, não deixem escapar essa oportunidade. Serão dois anos de estudos e de forte dedicação, mas que valerão a pena, porque vocês terão um grande futuro pela frente”.

Segundo Sibá Machado, apesar de o Acre, comprovadamente, não ter condições ambientais de manter uma usina hidrelétrica, tem, em contrapartida, capacidade para produzir inteligência para o setor de energia. “Estão sendo feitos grandes investimentos nessa área em nosso Estado, inclusive com um centro de formação na área já em fase de construção na Ufac. Daqui, do Acre, nascerão os grandes gênios da área de eletromecânica deste país”, enfatizou.

OPORTUNIDADE ÍMPAR – Um dos alunos aprovados no processo seletivo, Mayrick Lima, 23 anos, já se formou no curso de eletricista predial no SENAI e atualmente é acadêmico de Sistema de Informação, na Ufac. Para ele, a oportunidade de ingressar nesta nova área é ímpar. “Minha expectativa com relação a esse curso é muito grande, poderei complementar a formação que tive na área de eletricidade. Além disso, o estágio na Usina de Jirau é algo maravilhoso, visa ao nosso progresso, tenho certeza que será uma experiência única”.

Para o presidente do Sistema FIEAC e do Conselho Regional do SENAI, Carlos Sasai, a satisfação em participar de uma parceria desta natureza é imensa, uma vez que a área de eletromecânica é considerada uma das profissões do futuro e das mais requisitadas no país atualmente. “Trata-se de uma categoria profissional hoje bastante valorizada, sobretudo em nosso Estado, que hoje vive um processo de franco crescimento ao mesmo tempo em que se encontra tão carente de mão-de-obra qualificada. Investir cada vez mais na qualificação profissional e contribuir para um Brasil fortalecido e cada vez mais desenvolvido é a missão do Sistema Indústria. É a missão do SENAI”, finalizou o empresário.

Relacionadas

Leia mais

Senai realiza aula inaugural do curso técnico em automação industrial a distância
Má qualidade da educação básica impede expansão da indústria, dizem empresários
Técnicos ganham mais que alguns profissionais de nível superior

Comentários