Mundo SENAI familiariza público a profissões industriais

Instituição abre as portas para alunos do ensino médio a fim de incentivá-los a atender a grande demanda do setor

O SENAI/AC abriu suas portas para o público – especialmente os jovens que cursam o ensino médio – com objetivo de apresentá-lo às profissões industriais e, quem sabe, ajudá-lo a optar por uma delas e a desenvolver o setor da indústria no Estado e restante do Brasil. No evento chamado Mundo SENAI, que acontece simultaneamente em todo o país nos dias 27, 28 e 29 de setembro, os visitantes poderão conhecer com mais detalhes as possibilidades que a instituição apresenta para a escolha da carreira e de uma boa formação.

“Queremos que os jovens de ensino médio saibam que também podemos prepará-los para o mercado de trabalho, e não apenas o curso superior. Esta é uma grande oportunidade para eles. O Brasil está carente de profissionais de nível técnico e nós estamos aqui para atender essa demanda”, afirmou César Dotto, diretor regional do SENAI.

A abertura aconteceu na Escola SENAI Cel. Auton Furtado, no bairro Cadeia Velha, com apresentação dos cursos das áreas de Confecção do Vestuário, Tecnologia da Informação, Eletrotécnico, Mecânica Automotiva, Refrigeração e Panificação/Confeitaria; e simulação de atividades da Olimpíada do Conhecimento. Nesta sexta, 28 de setembro, o evento tem continuidade no Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário/Núcleo da Construção Civil (Cetemm), com demonstrações nas áreas de Madeira/Móveis e construção civil; simulação de atividades da Olimpíada do Conhecimento; show de talentos da casa; apresentação da Unidade Móvel de Marcenaria e exposição de Folders e gibis.

No sábado, 29, o encerramento será realizado na Unidade Integrada Juruá, sendo pela primeira vez o evento estendido para o interior do Estado. Em Cruzeiro do Sul, estão previstas atividades como exposição dos trabalhos dos alunos de logística; e demonstração das atividades nas áreas de Logística; Auxiliar Administrativo; Operador de Computador; Eletricista Predial; Mecânica de Motos; Panificação; e Marchetaria.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – Esta será também uma oportunidade para os alunos que competirão na Olimpíada do Conhecimento, que acontece em São Paulo no período de 12 a 18 de novembro, também se apresentar ao público numa simulação das provas a serem realizadas no certame. A iniciativa faz parte do processo de treinamento, que vem acontecendo desde o primeiro semestre, com intercâmbios em outros estados e simulações da competição.

Neste ano, a delegação acreana será composta por 11 competidores, sendo oito áreas do SENAI (panificação; eletricidade predial; mecânica automotiva, confecção, STI, manutenção de redes de computadores, revestidor de piso cerâmico e marcenaria), e três do Senac. “A nossa expectativa é grande com relação à Olimpíada. Na última edição, em 2010, trouxemos duas medalhas de prata em STI e mecânica automotiva. Queremos superar”, garante Mozani Mariano, diretor da Escola SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Profissões industriais oferecem melhores salários para técnicos
Mundo SENAI mostra inovações e tecnologias industriais, além de oportunidades profissionais
CNI propõe integração entre ensino médio e profissionalizante

Comentários