José Carlos Lyra é condecorado com a Medalha da Inconfidência

Considerada a maior comenda concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a medalha é outorgada a personalidades pelos serviços prestados à população mineira e brasileira

Ao lado de autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, os ministros Sebastião Alves dos Reis e Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outras, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, foi condecorado, no último domingo, 21 de abril, com a Medalha da Inconfidência.

Considerada a maior comenda concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a medalha é outorgada a personalidades pelos serviços prestados à população mineira e brasileira, ou pela sua contribuição de forma honrosa ao desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. A solenidade de entrega, realizada no município histórico de Ouro Preto-MG, marcou a programação alusiva ao Dia da Inconfidência Mineira.

“Pela liberdade, nos rebelamos em 1708, em 1720, em 1789 e em 1842. Mas não nos seduziam, e não nos seduzem, os arroubos da anarquia. O nosso empenho está na busca da liberdade para construir a ordem da justiça, e no emprego da ordem a fim de garantir a liberdade. Nesse equilíbrio entre os dois pesos, se encontra a Justiça. E esse equilíbrio só se obtém na paciente atividade política”, discursou o governador de Minas, Antonio Anastasia, ao presidir a cerimônia na Praça Tiradentes.

O nome de José Carlos Lyra de Andrade, indicado pelo governador mineiro, foi aprovado pelo Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, composto por 16 membros e presidido pelo deputado estadual Dinis Antônio Pinheiro, também presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

“Creio que o trabalho que desenvolvemos na Confederação Nacional da Indústria (CNI) serviu como base e como argumento dessa condecoração. O sentimento é de gratidão e de reforçar a ideia de que, somente com coesão e falando uma mesma linguagem alcançaremos os objetivos preponderantes ao desenvolvimento”, destacou Lyra, que é 2º diretor secretário da entidade representativa da Indústria brasileira.

Honraria – A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitschek, para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços e contribuíram para a promoção de Minas e do Brasil. É a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, sendo entregue anualmente. Tem quatro designações: Grande Colar – para agraciar chefes de Estado –, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Relacionadas

Leia mais

Visitantes da Olimpíada do Conhecimento poderão conhecer pontos turísticos de Minas Gerais
Projetos de Minas Gerais e da Bahia vencem a Mostra SESI de Ciências e Engenharia

Comentários