Olimpíada do Conhecimento reúne profissionais de 22 áreas diferentes em Brasília

A maior competição de educação profissional das Américas será sediada entre 10 e 13 de novembro em Brasília

Entre 10 e 13 de novembro, Brasília vai sediar a Olímpiada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas. O torneio é realizado a cada dois anos e reúne estudantes de todo o país, vindos de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento ganhou novo formato e desafios inéditos. São esperados cerca de 500 competidores, que irão participar de provas por equipe, avaliações individuais e criação de projetos inovadores em sete áreas tecnológicas: Manufatura e Engenharias; Tecnologia da Informação; Engenharias Agrícola e Pecuária; Construção e Edificações; Transporte e Logística; Serviços; e Moda e Criatividade.

As áreas foram subdividas em 22 módulos diferentes, nos quais serão avaliados conhecimentos teóricos e práticos, habilidades intelectuais, raciocínio rápido, criatividade, postura compatível ao exercício profissional e o resultado final dos projetos e produtos desenvolvidos.

Para coordenadora regional da Olimpíada do Conhecimento, Eliséia Tavares, o modelo de competição estruturado em 2016 vai mostrar, de fato, o nível de aprendizagem e a qualidade de ensino das unidades do Senai. “As provas não vão avaliar apenas os alunos, mas também a escola. Vão ter provas por equipe, provas individuais e o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). E tudo isso vai acontecer aqui, em Brasília, possibilitando que os nossos alunos aprendam um pouco sobre cada área e divulgando, para toda a população, a qualidade do ensino técnico oferecido pelo Senai”, afirma.

De acordo com o regulamento, cada Departamento Regional do Senai pode participar nas provas por equipe em duas ocupações. O Distrito Federal foi classificado por desempenho e terá representantes no Desafio Casa Popular Inteligente e no Desafio Tuning. As equipes foram montadas por alunos que estão matriculados em cursos técnicos do Senai ou que se formaram há, no máximo, um ano.

Casa Popular Inteligente

O primeiro está inserido na área de Construção e Edificações e consiste na criação e execução do projeto de uma residência inteligente para atividades diárias de um casal, tendo como premissas o conforto, atividades básicas, reaproveitamento de água e redução do consumo de energia. A realização do projeto deve envolver seis pessoas. Cinco delas representando, obrigatoriamente, as áreas técnicas de Instalações Hidráulicas e de Aquecimento; Instalações Elétricas Prediais, Movelaria; Construção em Alvenaria; e Aplicação de Revestimento Cerâmicos.

Os alunos terão entre 16 e 20 horas para a execução da prova, que deverá ser feita com o valor de R$ 50 mil, disponibilizado para cada equipe. Ao todo, serão três dias de competição e todos os projetos apresentados devem se enquadrar nas seguintes características: terreno com limite máximo de 4,0x; fachada que permita a visualização do público de todos os ambientes internos da residência; geração de energia elétrica, com possibilidade de venda do excedente para concessionária; aproveitamento de água de reuso e sistema sustentável de aquecimento; e automação visando segurança e economia da residência.

Além disso, a Casa Popular Inteligente deve ter sala, quarto, cozinha e banheiro, com revestimento cerâmico obrigatório nos dois últimos; pintura nos ambientes internos e externos; alvenaria aparente, com a construção obrigatória de, no mínimo, 6m² e no máximo 8m² durante o evento; e construção de móveis multifuncionais ergonômicos, fabricados com madeira maciça e ferragens nacionais, e que possibilitem as atividades de estudo, descanso e lazer.

Todos os requisitos cobrados na prova visam preparar os alunos para um novo modelo de negócios no segmento da Construção Civil. Empresários e consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ligadas à sustentabilidade, baixo impacto ecológico, economia e segurança. Com base nisso, o projeto da Casa Popular Inteligente busca disseminar e incentivar a automação residencial e a utilização de recursos sustentáveis pelo setor industrial brasileiro.

Desafio Tuning

Caminhando em direção a área de Transporte e Logística, o Distrito Federal também terá representantes no Desafio Tuning, uma modalidade de personalização que permite ao usuário fazer adaptações na aparência, na potência do motor e no sistema de som dos veículos.

Na Olimpíada do Conhecimento, a prova de Tuning terá duração mínima de 16 e máxima de 20 horas, e consiste na customização de um veículo novo, com alterações em pintura, motor e sistema de som. Cada equipe será composta por quatro competidores. Entre eles, obrigatoriamente deve haver um representante de Tecnologia Automotiva e um de Pintura Automotiva. Os alunos receberão uma quantia de R$70 mil, que deverá ser utilizada para a realização do projeto, incluída a aquisição de veículo zero KM, 4 portas e motor 1.6.

Na execução, os competidores devem estar atentos a alguns requisitos obrigatórios, como a alteração da potência do motor, o desenvolvimento de acomodações ergonômicas de rápida higienização e a instalação de sonorização com potência total mínima de 800W RMS. Durante a prova, será permitido fazer modificações nas rodas e pneus (respeitando as determinações do Conselho Nacional de Trânsito - Contran), aplicação de inovação tecnológica no veículo e personalização nas partes internas.

Para ambos os desafios, os projetos devem ser elaborados e testados previamente nas unidades de origem, mas a maior parte da execução deverá ser feita durante os três dias de competição.

OC: Vitrine para o Mercado de trabalho

Além de ser uma grande vitrine para os jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho, o evento também divulga e qualifica a educação profissional ofertada pelo Senai. Durante os dias de competição, os visitantes têm a oportunidade conhecer as diversas opções de capacitações técnicas disponíveis e suas possíveis inserções no setor produtivo nacional.

O Olimpíada do Conhecimento 2016 é aberta ao público e a visitação é gratuita. Este ano será realizada na área interna e externa do ginásio Nilson Nelson, no centro da Capital Federal. Mais informações sobre o evento e sobre as provas estão disponíveis no portal: http://www.mundosenai.com.br/eventos/olimpiada-do-conhecimento/

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?
VÍDEO: Vamos em busca do ouro, diz estudante do SENAI sobre a WorldSkills
VÍDEO: Espetáculo de abertura da WorldSkills destaca cultura árabe

Comentários