DF conquista oito medalhas nas Seletivas WorldSkills 2017; Quatro são de ouro

De 4 de julho a 11 de agosto, foram realizadas 43 provas em 32 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) encerra a participação nas Seletivas WorldSkills 2017 com o melhor desempenho de uma delegação brasiliense no histórico da competição. Foram, ao todo, oito medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, uma de prata e três de bronze. Trata-se da maior competição de educação profissional das Américas que, neste ano, ganhou nova forma. De 4 de julho a 11 de agosto, foram realizadas 43 provas em 32 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. Os competidores que alcançaram o lugar mais alto do pódio têm a possibilidade de compor a equipe brasileira que irá a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro de 2017 para a WorldSkills Comepition. Para carimbar o passaporte, os jovens precisam manter o índice internacional, exigido pela organização do torneio.

Os alunos do DF bateram o resultado de 2010, quando a capital federal garantiu três ouros, duas pratas e quatro bronzes, na Olimpíada do Conhecimento realizada no Rio de Janeiro. “O resultado deste ano é fruto de muito trabalho. Só tenho que agradecer a Deus, aos professores da Casa - se não fossem eles, não teríamos um resultado assim, e aos competidores pela dedicação e responsabilidade dada ao Senai durante todo esse tempo”, diz Eliséia Tavares, coordenadora da Olimpíada do Conhecimento no Senai-DF. Eliséia reitera que é “inenarrável” a sensação de dever cumprido. “Estou muito feliz com o resultado de todos eles. É óbvio que temos que melhorar em muitas áreas, mas vamos conseguir”, encerra.

Nas Seletivas WorldSkills 2017, os competidores são desafiados a cumprir tarefas que simula o dia a dia do trabalho nas empresas. Os competidores são jovens de até 22 anos que conseguiram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada departamento regional do Senai em todo o País. Durante as Seletivas, o DF teve 23 representantes, em 21 ocupações. Os brasilienses passaram por 20 estados, do Amapá a Santa Catarina, de Goiás ao Amazonas.

Os medalhistas

As quatro medalhas de ouro conquistadas pelos jovens do Senai-DF foram nas ocupações de DryWall e Estucagem; Aplicação em Revestimento Cerâmico; Marcenaria; e Refrigeração e Ar Condicionado.

Wanderson Carlos Coimbra dos Santos, foi o primeiro dos alunos da capital federal a conquistar o ouro. As Seletivas de DryWall e Estucagem foram realizadas em Manaus (AM), de 25 a 28/7. A prova durou 20 horas e foi dividida em quatro módulos. Os competidores foram avaliados quanto a estruturação, chapeamento, tratamento de junta, estucagem e moldura. Foram dezenas de medidas, níveis e esquadros analisados até chegar na nota final. E cada milímetro executado diferente do que foi proposto pelos avaliadores foi passível de perder ponto.  

"Essa experiência para mim se resume em uma palavra: superação", comentou orgulhoso Wanderson Santos. O campeão passou mal, tomou soro na veia e, em alguns momentos, precisou fazer as provas sem se alimentar porque não conseguia comer. Mas, mesmo com todos esses percalços, ele foi um dos poucos que conseguiu finalizar todos os módulos da prova. E, para o representante do Distrito Federal, tem uma razão para tudo ter saído tão bem: "Devo tudo ao meu professor, o Mateus, ele é como um pai para mim. Se ele não tivesse feito tudo que fez, eu não teria conseguido", afirmou o medalhista.

As competições de Aplicação de Revestimento Cerâmico também foram realizadas de 25 a 28/7, neste caso, em João Pessoa (PB). Gilberto Ferreira do Santos foi o grande campeão da modalidade profissional.

Disputando contra o seu maior oponente, o relógio, o jovem teve apenas 18 horas, divididas em três dias, para criar uma verdadeira obra de arte com cerâmicas. Com cortes precisos e milimetricamente calculados, Gilberto retratou, em uma parede de alvenaria, uma paisagem de Abu Dhabi, uma pessoa em pé sobre uma prancha de stand up paddle e, no chão, o numeral 16.

refrigeracao seletivaJá nesta semana, de 8 a 11 de agosto, ocorreram as Seletivas de Refrigeração e Ar Condicionado. Hoje (12), foi a vez de Wisley Silva Pereira subir ao lugar mais alto do pódio, em Cabo de Santo Agostinho (PE). O aluno recebeu a medalha de ouro sob lágrimas. Ao descer do pódio, abraçou-se com seus instrutores, Joaquim Venâncio e Willian Grassioti, compartilhando a conquista com aqueles que dividiram com o jovem a preciosidade do conhecimento. “Foi muito emocionante, porque o nível da prova foi bem elevado. Graças a Deus, conseguimos o ouro – eu e meus instrutores. Agora, podemos comemorar”, disse o melhor profissional de Refrigeração e Ar Condicionado do País.

A prova de Wisley, promovida na Escola Técnica Senai Cabo, consistiu em montar um sistema de refrigeração, fazendo um letreiro escrito OC 2016, de tubo de cobre. A tubulação precisou, ao fim, congelar e ficar toda branca, tal qual um painel de publicidade. Dentro desse processo, eles tiveram que seguir as normas da área de refrigeração. Já o segundo e o terceiro módulo, os jovens precisaram descobrir e resolver defeitos elétricos e mecânicos. Ao todo, foram 19 horas de provas.

Fábio Serpa Crisóstomo, por sua vez, consagrou-se o melhor do Brasil em Marcenaria. As provas, também realizadas nesta semana, foram promovidas em São José dos Pinhais (PR). O aluno teve apenas 18 horas, divididas em 3 dias, para a construção de uma peça que contemplava uma caixa em estrutura de chapa de compensado revestido, uma base em estrutura maciça, como suporte para a estrutura da caixa, uma porta e uma gaveta que completavam a peça.

O competidor acredita que o diferencial perante os demais foi manter o foco e a concentração. "Durante a prova, eu não ficava preocupado se o outro estava mais adiantado que eu. Eu estava confiante no meu trabalho e no meu treinamento. Eu sabia que o resultado não seria diferente que trazer a medalha de ouro para casa", destaca Fábio.

As demais medalhas do DF foram: uma prata, em Instalações Hidráulicas e a Gás, com o aluno Randerson Cordeiro; e três bronzes em Eletricidade Industrial (Washington Luís Mendonça Júnior); Tecnologia Automotiva (Áthila Côrtes); e Funilaria (Mateus Charles).

O Senai – inovação curricular e tecnológica

O processo das Seletivas não permitem, apenas, selecionar os jovens que irão à WorldSkills Competition, maior torneio de educação profissional do mundo, realizada a cada dois anos nos cinco continentes. Ele permite a atualização das grades curriculares dos cursos das Escolas Senai, além do up grade tecnológico que as capacitações necessitam. Isso porque para formar um jovem que atenda as exigências internacionais feitas pelo torneio, o Senai precisa colocar à disposição dos jovens competidores novos processos e ferramental de ponta, mesmo aqueles que ainda não foram testados ou que ainda não chegaram no mercado local.

“Muita pesquisa, viagens nacionais e internacionais para network, aquisição de novas máquinas e equipamentos em geral. Tudo isso faz parte do processo das Seletivas. É conhecimento e atualização tecnológica que voltam paras as salas de aula, para que os estudantes que fazem Senai estejam preparados para um mercado de trabalho em contínua renovação e que requer profissionais cada dia mais especializados”, reforça Eliséia.

Aqueles que tenham interesse em buscar qualificação profissional no Senai-DF, do nível técnico ao aperfeiçoamento, podem consultar os cursos disponíveis para o segundo semestre deste ano, no link site: www.sistemafibra.org.br/senai

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que o Brasil ficou em 2º lugar na WorldSkills

Comentários