Sesi-DF inicia resgate de 83 jovens em nova turma do ViraVida

O foco do ViraVida é transformar a realidade de crianças e adolescentes, entre 14 e 21 anos, em especial aqueles que sofrem violência sexual

Começaram, nesta semana, as atividades da 11ª turma do ViraVida, projeto desenvolvido pelo Serviço Social da Industria (Sesi) do Distrito Federal, que tem como objetivo resgatar jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio de valores ofertados pela oportunidade de estudo e inserção no mercado de trabalho. Ao todo, 83 alunos estão inseridos nesta edição do projeto, que contará com cursos de qualificação profissional, programa de desenvolvimento humano e reforço escolar.

A eficácia do ViraVida foi reconhecida pelo governo distrital, que acaba de destinar, por meio da Secretaria da Criança, R$ 4 milhões oriundos de emendas parlamentares do deputado distrital Rodrigo Delmasso. O valor estará disponível, a partir de 2017, via convênio entre a pasta e o Sistema Fibra.

Criado em 2008, pelo Conselho Nacional do Sesi, o ViraVida foi implementado no DF em novembro de 2009. Desde então, o programa já atendeu mais de 400 alunos e inseriu 80% deles no mercado de trabalho, ainda durante as atividades.

O foco do ViraVida é transformar a realidade de crianças e adolescentes, entre 14 e 21 anos, em especial aqueles que sofrem violência sexual. Por meio da educação profissional, o jovem tem a possibilidade de superar os problemas sofridos, continuar os estudos e se qualificar profissionalmente, o que gera uma mudança de vida radical em cada um dos participantes.

Para a coordenadora do projeto, Cida Lima, além de garantir os direitos de cada indivíduo, o programa também cria condições necessárias para que os jovens desenvolvam carreiras e alcancem autonomia. “O ViraVida é um processo de valorização do indivíduo. Nós o acolhemos e entendemos os seus problemas e necessidades, de forma a oferecer as melhores oportunidades possíveis para que eles enxerguem o potencial que têm e passem a voar”, explica.

11ª turma

O processo de inserção para a 11ª turma foi iniciado no final de junho e contou com a participação de 324 adolescentes. Todos eles foram encaminhados pela “Rede de enfretamento”, que é composta por instituições como Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social (Cras-DF) e Organizações Não Governamentais. “Para que o ViraVida continue apresentando os resultados que dos últimos anos, precisamos do apoio e do trabalho articulado com a Rede, juntamente com nossos parceiros Senai e Senac. Só assim, poderemos continuar transformando a vida dos nossos jovens”, afirma Cida.

Os interessados em participar do projeto passaram por diversas etapas de avaliação, como sondagem de português; dinâmicas de grupo, vivência de resgate e autoestima; e entrevista individual. Ao final, foram inseridos 83 alunos, que se dividiram entre quatro turmas: duas pela manhã e duas no turno vespertino. As atividades são realizadas em contra turno ao horário escolar. Desta forma, os jovens podem continuar os estudos normalmente em um período, e participar das ações do projeto no outro.

Após uma semana de socialização, que foi realizada entre 25 e 29 de julho, os participantes iniciaram o processo educacional na segunda-feira (01/08). Aos 41 alunos da manhã, o ViraVida oferece qualificação profissional para a indústria, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai) do DF. A qualificação profissional é composta por três módulos: Informática Básica, que tem duração de 80 horas; Auxiliar de Design, com duração de 60 horas; e Lego, composto por 20 horas.

Já para os alunos do turno vespertino, o curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os jovens deverão concluir a capacitação de Assistente administrativo, que é composta por 160 horas de atividades para formação em Auxiliar Administrativo, e mais 160 horas para Recepcionista.

Além das capacitações, todos os jovens recebem aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática, e participam do módulo de atividades voltadas para o desenvolvimento humano, que inclui roda de terapia comunitária, vivência de resgate da autoestima, projeto de leitura, adolescentes em ação e projeto conviver.

Durante todo o projeto, os alunos serão avaliados com base em critérios, como assiduidade e pontualidade e, de acordo com os resultados, serão indicados aos parceiros para possíveis inserções no mercado profissional. A 11ª turma do ViraVida tem duração de seis meses, com encerramento previsto para o dia 09 de janeiro.

Relacionadas

Leia mais

ViraVida: Entidades realizam ato contra a violência sexual
CNI e bancada feminina da Câmara dos Deputados debatem inserção da mulher no mercado de trabalho
Seminário Pense nas Pequenas Primeiro discute inserção de micro e pequenas empresas na Indústria 4.0

Comentários